Portugal e Espanha já tinham retirado o contracetivo do mercado no mês passado, devido à suspensão do certificado europeu CE, um documento que garante que os mesmos foram avaliados e cumprem os requisitos da UE em matéria de segurança, saúde e proteção do ambiente.

Agora, a farmacêutica alemã foi mais longe e suspendeu a comercialização do produto em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos. "Esta decisão foi tomada por motivos comerciais e amplia a que foi anunciada no fim de maio de interromper o fornecimento do Essure na maior parte dos países", detalha o grupo alemão em comunicado.

"Consequentemente, a Bayer não retomará a comercialização do Essure na França e não continuará o processo de renovação do selo CE (uma licença comercial) do Essure para os países europeus como Islândia, Liechtenstein e Noruega", acrescenta o texto.

A comercialização dos implantes Essure foi suspensa pela União Europeia durante três meses, no início de agosto.

Efeitos secundários

Muitas mulheres denunciaram a ocorrência de efeitos secundários, por vezes graves, após a implantação desta pequena mola metálica nas trompas de Falópio.

Em comunicado, a empresa diz querer "tranquilizar as pacientes, especialmente as que usam o Essure, assim como todos os profissionais médicos que as tratam", reafirmando que "esta decisão não está relacionada com um problema de segurança ou de qualidade do produto".

"As vítimas do dispositivo Essure podem comemorar a retirada de forma definitiva do mercado em França", reagiu Charles Joseph-Oudin, advogado que representa centenas de pacientes naquele país.

No entanto, a Bayer, o Infarmed ou a Direção-geral de Saúde ainda não se pronunciaram publicamente sobre os procedimentos a tomar em relação às mulheres que receberam o dispositivo.

Veja ainda: 10 mitos comuns sobre sexo (esclarecidos por uma médica)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.