De acordo com o IPMA, o alerta vai vigorar até às 18:00 de quarta-feira. Estes distritos estão hoje com risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de incêndio, num dia em que todo o território do continente está igualmente em risco ‘Muito Elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Para as regiões com risco 'Muito Elevado' e 'Elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo'). O IPMA prevê para hoje uma subida da temperatura máxima, com valores acima dos 30º em praticamente todo o território continental.

Nos distritos abrangidos pelo aviso amarelo por causa da persistência de tempo quente estão previstas temperaturas máximas entre os 35º e os 38º.

Alergias

Também os pólenes em suspensão no ar vão estar em níveis muito elevados nos próximos dias em Portugal continental, informou a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

No boletim polínico da SPAIC, até 25 de maio, os pólenes de árvores como o sobreiro, oliveira ou carvalhos e das ervas como a urtiga, gramíneas, parietária, quenopódio ou tanchagem estarão em níveis muito elevados.