A "água crua" surgiu nos Estados Unidos, em Silicon Valley, e consiste na utilização de água de fontes naturais que não passa por qualquer processo de tratamento ou filtragem. Há empresas que estão já a aproveitar esta nova moda para fazer lucro, tanto em Silicon Valley como em outras zonas de São Francisco, relata o jornal El País.

Segundo a radiotelevisão britânica BBC, esta água chega a ser comercializada a 37 dólares (cerca de 30 euros) por cada dois litros e já esgotou em vários supermercados da costa oeste dos Estados Unidos.

10 tendências de moda que arruínam a sua saúde
10 tendências de moda que arruínam a sua saúde
Ver artigo

Para os vendedores e defensores desta água 100% natural, o produto não contém químicos, o que a torna "rica em minerais". Os adeptos defendem, assim, que esta água mais pura é melhor para a saúde uma vez que não passa por canos de chumbo nem há qualquer adição de flúor.

Esta água é publicitada como sendo "pura". Uma das marcas, a Live Water, afirma que a sua água crua "hidrata a pele", "reduz as rugas" e "aumenta a flexibilidade e a força das articulações".

Água crua é "perigosa", advertem especialistas

Contudo, e de acordo com um especialista que falou à ABC News, esta água pode conter pesticidas, bactérias e vestígios de excrementos de animais, já que é retirada de rios, nascentes ou diretamente da chuva.

"Muitas doenças podem ser transmitidas pela água se ela não receber nenhum tratamento e contiver micróbios ou outros contaminantes", alerta, por seu turno, o médico Andrew Pavia, infetologista da Universidade de Utah, no Estados Unidos. "Se não é filtrada, é perigosa", assevera.

Vicent Hill, chefe do departamento de doenças transmitidas pela água do CDC (Center for Disease Control), a entidade americana que controla doenças, também adverte para os perigos da nova moda. "Beber água contaminada pode causar doenças provocadas por micro-organismos como o Cryptosporidiuma Giardia e a Shigella", disse Vicent Hill à BBC.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a água potável contaminada provoca 502 mil mortes por ano, e é, supostamente, um produto que passou por todos os processos de esterilização e filtragem.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.