A 10 de julho de 1499, dois anos depois de partir de Lisboa, a caravela latina Bérrio regressava à capital do reino. Isto depois de uma expedição de milhares de milhas náuticas para e desde a Índia. Um feito que mereceu à embarcação réplica nas velhinhas notas de dois mil escudos.

Agora, neste outubro de 2019, a Bérrio inspirou outras navegações, a do jovem que venceu mais uma edição do concurso aberto a todos os barmen do país o Mistura Beirão, iniciativa com a final na castelo da Lousã.

Para o seu cocktail ganhador, Luís Fonseca misturou algumas especiarias trazidas pelos navegadores como cardamomo, gengibre ou curcuma, com um pouco de Licor Beirão e conquistou, não só o paladar, mas também o olfato e a visão do painel de jurados.

De acordo com comunicado emitido pela Licor Beirão, “a escolha não foi fácil e foram vários os cocktails que, ao longo da tarde, mereceram os melhores elogios, mas o júri deliberou e encontrou o vencedor. Luís Fonseca, do Bar do Restaurante Pesca, em Lisboa, venceu e convenceu com a sua mistura e foi galardoado com o prémio de ´Melhor Cocktail`”.

Sabe o que é a Bérrio? Vem do século XV e inspirou um cocktail vencedor
Luís Fonseca, o vencedor do prémio Mistura Beirão.

O vencedor que recebe como prémio uma viagem ao Nightclub & Bar Show de Las Vegas, o maior evento do mundo dos bares, mostrou-se “surpreendido. O meu objetivo era ir à final e fazer boa figura, tendo em conta que era a primeira competição em que participava. Também queria conhecer os restantes finalistas, pois já conhecia o seu trabalho, mas nunca tinha estado com eles pessoalmente. A vitória foi a cereja no topo do bolo”.

Sobre a inspiração para o cocktail, sublinha que “partiu daquilo que representa os valores do Licor Beirão, ou seja, o orgulho nacional. A descoberta do caminho marítimo para a Índia faz parte deste orgulho e, por isso, deixei-me levar por este tema. Agarrei nas especiarias que os navegadores conseguiram recolher e comecei a construir o cocktail”.

Ao concurso apresentaram-se mais de 500 participantes de onde foram apurados 12 finalistas.

Ainda na mesma competição o “Prémio Viralidade” foi atribuído a Kevin Louçano, o autor do cocktail Eannes, que conquistou mais votos nas redes sociais e que, por isso, levou para casa um curso de Mixologia com Luca Ciapponi.

A este junta-se ainda o “Prémio Visibilidade”, que deu a Helena Pereira, com o cocktail Essência, o direito a acompanhar o Licor Beirão em todos os eventos de bar fora de Portugal.