O Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais passou a integrar este ano, pela primeira vez, para além da competição dedicada a homebrewers (cervejeiros caseiros), uma nova competição, “sempre em prova cega e isenta, destinada à escolha da Melhor Cerveja Artesanal Portuguesa à venda em 2022”, sublinha a organização. A mesma fonte refere que esta “foi uma edição que teve um número recorde de participantes, com mais de 160 cervejas avaliadas por um painel de jurados que contou com cervejeiros, especialistas em análise sensorial e juízes cervejeiros certificados”

Na vertente dos cervejeiros caseiros, os vencedores foram, na categoria “Lager”, a Nobilis, uma Czech Dark Lager elaborada por Miguel Pereira; nas “Ale”, a cerveja vencedora foi a de Luís Leonardo, chamada Caravela, ao estilo English Porter. Já na categoria “Experimental”, Filipe Alves venceu com a Beetlejuice; e, na categoria especial “Grape Ale”, o triunfo pertenceu a Vítor Silva.

“O prémio para cada um destes cervejeiros será poderem repercutir, durante 2023, cada uma das receitas vencedoras nas instalações de reconhecidas marcas de cerveja artesanal portuguesas, nomeadamente nas instalações da Musa, da Nortada, da Sovina e da BeerHouse”, adianta a organização da prova.

Na competição destinada às cervejas artesanais nacionais em comercialização, na categoria “Lager”, ganhou a Mystic Brew, da Senescal, uma marca de Castro Marim, que apresentou uma Dunkles Bock com figos biológicos secos ao sol. Já na vertente “Ale”, a vencedora foi a edição de 2022 da Murder, uma Imperial Stout maturada em barricas de bourbon, da lisboeta Dois Corvos, cerveja que foi também considerada a melhor do concurso e, consequentemente, a Melhor Cerveja Artesanal Portuguesa de 2022.

A classificação completa pode ser consultada na página de Facebook do Concurso. A iniciativa é uma organização da Cervejas do Mundo – Fórum (grupo do Facebook com mais de 10 mil membros), certificado pelo Beer Judge Certification Program, organização mundial de juízes de cerveja, criada em 1985, presente em mais de 50 países.