Assim é nos restaurantes de qualidade, que provavelmente irão evoluir para a presença de “sommeliers” especializados em águas, enquanto as lojas “delicatessen” já incluem um leque de escolhas raramente inferior a uma boa dúzia de marcas, quer de Portugal quer do estrangeiro, e organizam provas exclusivas. E até os super mercados garantem o acesso a uma opção criteriosa e diversificada, cada vez mais distante do mero condicionamento do preço. A verdade é que a água atingiu um patamar de estrelato entre os produtos “gourmet”. Vejamos alguns bons exemplos…

ELSENHAM
Água riquíssima em minerais, particularmente cálcio e ferro, a britânica Elsenham apresenta-se numa elegantíssima garrafa que ronda o luxo, sendo especialmente benéfica para a densidade óssea. Mantida pela Natureza num lago subterrâneo com um raio de 300 metros que outrora esteve debaixo do mar, é uma das águas mais puras que se pode encontrar.
Pode comprá-la nalgumas lojas “gourmet” e em Spas de muita qualidade.

FIJI
Atravessando o Pacífico até às ilhas Fiji, esta água é purificada pelos ventos. Aí, protegida pelas rochas vulcânicas, acumula uma específica mistura de minerais e de sólidos, no vale Viti Levu, longe de todos os outros continentes e da poluição, sendo engarrafada dentro do aquífero – na fonte –, assim evitando-se que tenha contacto com o meio ambiente, pois só volta a sentir a atmosfera quando é aberta para consumo.
Trata-se da única água que Cameron Diaz e Tom Cruise dizem beber.

SAN PELLEGRINO
Rica em minerais, a San Pellegrino é uma água carbonada mineral engarrafada desde há 600 anos nas Termas de São Pelegrino, em Milão, proveniente de três fontes distintas que emergem a 22 graus. Após uma subida de 400 metros, desde a rocha vulcânica abaixo do solo onde se encontra, a San Pellegrino é posteriormente filtrada para que apresente um composto mineral equilibrado. Pode encontrá-la com facilidade em diversos pontos de venda e nalguns restaurantes.

CLOUD JUICE
Cerca de 400 vezes mais pura do que mandam os “standards” da Organização Mundial de Saúde, a Cloud Juice, tal como o nome indica, é pura água da chuva. Um litro de Cloud Juice contém cerca de 9.000 gotas de chuva caídas de nuvens que viajaram 11 mil quilómetros desde o grande mar do Sul até às verdes ilhas King, entre a Tâsmania e a costa sul da Austrália. Pode imaginar-se algo mais puro?

1Litre
Será difícil resistir à sedução da embalagem revolucionária da água 1Litre – que pode (e deve!) levar consigo, e que inclui um copo. Trata-se de uma água proveniente do coração do Canadá e que tem um equilíbrio mineral óptimo. 

SAINT GEORGES
Se for particularmente sensível ao “design”, não lhe passará despercebida a nova garrafa “pet” da Saint Georges, desenhada por Phillip Stark a partir de uma antiga garrafa romana de remédio que o conceituado “designer” francês encontrou numa farmácia da Córsega. A tampa é preta, sugerindo a origem da água – a própria Córsega –, e trata-se de uma água levíssima, sem nitratos, proveniente de uma fonte granítica localizada a mais de mil metros acima do nível do mar.

GLACIAR
Embora em Portugal não vejamos, ainda, grandes projectos de “design” associados às embalagens de água, a verdade é que, falando da matéria-prima propriamente dita, temos alguns segredos bem guardados. É esse o caso da água Glaciar, proveniente da zona protegida do Parque Natural da Serra da Estrela, onde a poluição dificilmente chega, pois é captada a 1400 metros de altitude. Trata-se de uma das mais leves águas portuguesas, porque percorre especialmente rocha granítica, que lhe confere poucos sedimentos. Encontra a

MONCHIQUE
Mais a sul de Portugal, sob as termas ali existentes, é captada neste oásis algarvio de extraordinária beleza natural – a Serra de Monchique – uma água conhecida pelas suas propriedades medicinais, bicarbonatada, sódica e rica em flúor, elementos que lhe foram concedidos pelo contacto com sienitos, nefelinicos e xistos muscovianos.

ISKILDE
Dando o nome a esta marca, que em escandinavo quer dizer “fontes frias”, existe um manancial com 8 graus negativos, provavelmente mantido durante milénios, localizado 150 metros abaixo do solo, sob camadas de quartzo das reservas naturais do Norte da Dinamarca. A temperatura deste reservatório natural, bem como a distância das áreas populacionais causadoras de poluição, conferem-lhe um carácter de excepcional pureza.

LAUQUEN
Oriunda da Patagónia, esta água é engarrafada num bosque virgem de 20 hectares, emergindo a 4 graus de temperatura do manancial gelado mais profundo dos Andes, localizado 500 metros abaixo da superfície. Responsável pelo seu delicado sabor é a mistura única de minerais existente nesse ambiente.
A elegância e transparência da garrafa das águas Lauquen reflectem o ambiente de beleza simples, natural e pura dessa parte da América do Sul.

H2O, OGO E OXYGIZER
Extreme H2O, OGO e Oxygizer – três marcas que lhe oferecem uma lufada dupla de ar fresco. No caso da OGO, 35 vezes mais do que a quantidade normal. Estas águas constituem uma literal recarga de oxigénio, com que foram enriquecidas, e de que precisará após ter feito exercício físico ou um imenso esforço mental.
A H2O vem numa embalagem com um clipe e adapta-se ao formato da anca, possibilitando que a transporte enquanto faz o seu “jogging”!

VOSS
Conhece seguramente a Voss, na sua garrafa cilíndrica, completamente original, criada por um homem que começou a sua carreira ligado à moda e decidido a introduzir no mercado uma água com um preço “premium” e projecção mundial. A Voss é engarrafada a partir de um manancial puríssimo situado no sudoeste norueguês, entre areia, rocha e gelo, a temperaturas muito baixas.

PEDRAS SALGADAS
Quando pedimos uma “água das pedras” – pela força da marca, de há várias gerações conhecida e apreciada – é como se estivéssemos a falar de uma categoria específica de água, pela sua forte mineralização e gaseificação inerente à passagem por rochas. Esta água é gasocarbonizada de forma 100% natural, já foi medalhada em diversas partes do mundo e é captada em plena região transmontana, longe da poluição, na zona do alto Tâmega. A sua constância de sabor a “pedras” é-lhe conferida pela idade de um percurso através de rochas graníticas, e a expectativa que temos ao bebê-la é sempre satisfeita, sem quaisquer diferenças, ao longo do tempo.