Os portugueses estão, culturalmente, ligados à gastronomia de forma ancestral e têm o paladar cada vez mais apurado e sofisticado. Para muitos, os prazeres da mesa são a melhor lembrança que podem receber nesta quadra e nós temos muitas sugestões para lhe dar.
Família, amigos e colegas merecem-nos um carinho especial chegada a quadra natalícia. Para todos eles há a prenda perfeita tendo como mote o café. Edições especiais, máquina e acessórios, em campanha promocional ao longo de uma semana.
São muito poucos os que lhes resistem. Apreciadas em todo o mundo, seduzem ainda pela sua versatilidade e pelo número de cortes e de formatos que permitem. Veja, de seguida, algumas das formas mais originais de as saborear.
“Entre Ventos e Fumos”, livro com autoria do chefe de cozinha, gastrónomo e professor Nuno Diniz, recebeu o prémio internacional de literatura gastronómica atribuído pela Academia Internacional da Gastronomia.
A ruralidade também se faz de cozinha repleta de sabor. É esta mesa intemporal que o restaurante Provincia pretende recriar em Lisboa. Na carta, preponderam ingredientes nacionais, embora com uma incursão pela cozinha mediterrânica italiana.
Apreciados em todo o mundo, podem ser doces ou salgados. Os primeiros surgiram há 9.000 anos mas só a partir do século XIII é que se começaram a popularizar na Europa. Descubra, de seguida, duas dezenas de sugestões, muito fáceis de preparar.
Dos sabores nacionais e jantares harmonizados com cocktails, da sala privada aos produtos da estação, o restaurante lisboeta Plano tem, agora, um novo menu, chama-lhe “Mesa Portuguesa”. A partir de novembro, decorrem jantares de harmonização com cocktails de autor.
Hugh Jackman e Johnny Deep estão entre os “monstros” do Cinema que não faltam à chamada nas entrevistas que a jornalista Inês Gens Mendes conta no seu currículo. Nos percursos profissional e pessoal de Inês, há uma outra estrela: a cozinha. A paixão de infância cresceu para a idade adulta e deu orig
De 24 de outubro a 1 de novembro, restaurantes e tascas de Almada juntam-se em mais uma edição do “Tour do Pitéu”. Em 28 estabelecimentos, a certeza de petiscos tradicionais, mas também sugestões onde não falta arrojo.
À carta habitual do Vogue Café Porto, junta-se a inspiração que chega das passerelles de Miguel Vieira. Para assinalar a 47ª edição do Portugal Fashion, que decorre no Porto, o designer criou cocktails exclusivos.
“A Mum’s Cooking nasceu na minha cozinha, em Lisboa, com o objetivo de tornar mais fácil a alimentação saudável numa época em que andamos todos apressados, muitas vezes sem tempo para cuidarmos de nós e dos nossos", diz a fundadora do projeto.
No mês em que se celebra o Dia Mundial do Pão, a 16 de outubro, as padarias Simpli Coffee & Bakery juntam um novo espaço aos dois já existentes em Lisboa. Na oferta, encontramos pães de fermentação lenta e com ingredientes nacionais.
Outubro é mês de muitas novidades no restaurante mexicano de Matosinhos, que alarga o seu horário aos jantares e apresenta novos pratos, inspirados nas receitas “de las abuelas”. Não falta uma “happy hour” com oferta de dois cocktails pelo valor de um.
Assistir aos jogos de futebol do Porto, Benfica e Sporting dão direito a cervejas grátis na Cervejaria Fininho. A casa instalada na Invicta oferece a cerveja sempre que uma daquelas equipas marcar um golo.
Fotógrafos amadores receberam o desafio de captarem em imagem a região dos Vinhos do Tejo. Já este setembro, foram revelados os vencedores daquela que é a primeira edição do Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo.
Além de visitas guiadas à plantação e degustações, a Chá Camélia, única na Europa continental a produzir chá, apresenta um calendário de workshops. Um sonho que arrancou no Porto, em 2011, pelas mãos de Nina Gruntkowski e Dirk Niepoort e que em 2019, já em Vila do Conde, produzia 12 quilos de chá se
É adega, mas também restaurante de assinatura e espaço para a arte. A alentejana cidade de Estremoz acolhe a adega urbana para os vinhos com assinatura Howard's Folly. Um projeto de enoturismo apostado em vinhos de autor, com pequenas produções e muito carinho.
Baos, dumplings e noodles são algumas das propostas gastronómicas que, a partir de hoje, pode encomendar para receber em casa ou levantar diretamente no Mercantina Take The Box Alvalade, em Lisboa, com descontos de 50% nas segundas unidades.
"Se há algo melhor do que uma praia ou um restaurante português, é um restaurante na praia em Portugal".
É assim que começa o artigo da revista Forbes, dedicado aos melhores restaurantes de praia em Portugal.
Alguns são verdadeiras instituições, com reputação intocável há anos, outros são novidade,
Até ao próximo dia 23, o único restaurante que a marca de cervejas belga que lhe dá nome tem na Península Ibérica apresenta uma carta especial que inclui especialidades gastronómicas dos cinco países em prova nesta competição futebolística.
A carta é petisqueira, sem descurar em clássicos mais encorpados da mesa nacional. Moelas, orelhinha, bacalhaus, pratos de forno, bons bifes e acompanhamentos gulosos, como arroz de alho e batatinhas assadas, fazem a carta assumidamente portuguesa do Dom Roger, em Lisboa. O chefe Vítor Sobral assina
O chefe de cozinha Henrique Sá Pessoa assina a nova carta do restaurante Cais da Pedra, casa à beira Tejo, de carta eclética, onde os pratos de feição portuguesa, como o Bacalhau à Brás convivem com saladas de verão como a de Queijo de cabra e morangos.
O verão portuense já pode contar com o Vogue Café Porto. O espaço com um amplo pátio interior reabriu e promete, aos fins de semana, um brunch inesquecível. De resto, a carta cruza cozinha mediterrânica e sabores exóticos. Uma carta onde não falta aquele que foi considerado o “Melhor Cocktail do Por