Creme de tomate no forno

Pré-aqueça o forno a 160/180 ºC. Lave seis tomates maduros, uma cebola, uma curgete média e corte-os miudinho. Acrescente dois dentes de alho. Num recipiente de levar ao forno coloque todos os legumes, uma folha de louro, um ramo pequeno de rosmaninho ou alecrim, e tempere com sal integral, pimenta, um fio de azeite e uma chávena de café de água filtrada ou alcalina.

Asse no forno durante 45 minutos ou até os legumes estarem assados e macios. Vá mexendo de vez em quando e caso esteja muito seco adicione um pouco mais de água. Retire o louro e o rosmaninho/alecrim.

Triture tudo. Se necessário adicione água até ficar com a consistência pretendida. Sirva a sopa no prato e guarneça com ervas aromáticas a gosto - coentros, hortelã, manjericão, cebolinho, salsa, orégãos ou tomilho.

(Fonte: Livro “O Fator pH”)

Creme de tomate no forno

Creme de cenoura e grão-de-bico tostado

Caldo de legumes: coloque numa panela alta duas cenouras descascadas e cortadas às rodelas grossas, um alho-francês cortado em rodelas grossas, meio pimento verde, um ramo de tomilho, cinco dentes de alho, 1200 ml de água, sal a gosto. Deixe cozinhar por 20 minutos.

Sopa: Ligue o forno a 170 ºC. Num tabuleiro largo, coloque 450 g de cenouras descascadas e cortadas em palitos, temperadas com três colheres de sopa de manteiga sem sal.

Junte três dentes de alho, uma pitada de flor de sal e de tomilho. Deixe tostar 25 minutos. A meio do tempo, junte 400 g de grão e envolva.

Refogue, à parte, uma cebola em duas colheres de sopa de manteiga, junte um quarto de chouriço de carne cortado em rodelas finas. Coloque o assado no liquidificador, junto com o refogado. Junte o caldo de legumes, e pressione até ficar uma mistura homogénea.

(Fonte: Blogue “Be Nice Make a Cake”)

Creme de cenoura e grão-de-bico tostado

Creme suave de funcho e manjericão

No forno pré aquecido a 180 ºC, coloque um tabuleiro com uma grelha por cima e seis fatias de bacon. Ficam ai 40 minutos.

Numa panela alta coloque um fio de azeite, um alho-francês (parte branca e verde) cortado às rodelas, dois dentes de alho e uma chalota. Deixe refogar cinco minutos.

De seguida, adicione uma batata grande descascada e partida em quatro; uma cabeça de funcho cortada grosseiramente, uma curgete, um nabo descascados e cortados em quatro e um terço de talo de aipo partido.

Regue com meio litro de água e coza 25 minutos. Tempere com a flor de sal. Passe com a varinha mágica para ficar um creme aveludado.

Antes de servir passe por um passe vite, porque o aipo e o alho francês por vezes deixam fibras desagradáveis.

Num almofariz, coloque uma colher de sopa de manjericão e pique até ficar em pasta. Vá adicionando, em fio, uma colher de sopa de azeite.

Sirva com o bacon, umas gotinhas do molho de manjericão e um pão de mistura.

(Fonte: Blogue “Marmita”)

Creme suave de funcho e manjericão

Sopa de abóbora e batata-doce

Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

Corte um quilo de abóbora (descascada) em cubos. Descasque 600 g de batatas-doces, uma cebola e dois dentes de alho. Corte-os em pedaços. Lave-os e coloque num tabuleiro. Regue com um fio de azeite e salpique com uma pitada de sal. Vai ao forno 40 minutos.

15 ingredientes que provavelmente não acrescenta (ainda) às suas sopas
15 ingredientes que provavelmente não acrescenta (ainda) às suas sopas
Ver artigo

Posto isto, coloque os vegetais numa panela, junte meio litro de caldo de legumes, até tapar os alimentos.

Junte algumas folhas de coentros. Reduza a puré. Retifique com mais caldo se necessário e justifique o tempero de sal. Leve a lume médio até ferver.

Entretanto, numa frigideira, coloque um fio de azeite e leve ao lume.

Quando quente, junte 150 g de bacon aos cubinhos. Cozinhe até estar estaladiço. Junte 60 g de abóbora em cubinhos e deixe cozinhar alguns minutos até ficar tenra.

No fim, junte uma colher de sopa de sementes de abóbora e envolva.

Retire do lume e reserve quente. Retire a sopa do lume, e distribua por taças ou pratos de sopa. Distribua a mistura de bacon sobre o creme, salpique com algumas folhas de coentros e sirva de imediato.

(Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)

Sopa de abóbora e batata-doce