A epidemia de Ébola na África Ocidental ultrapassou a fasquia de 10 mil mortos, divulgou a Organização Mundial de Saúde, citando dados atualizados na última terça-feira.
Nunca uma escola pública em Portugal conseguiu uma classificação de ‘Excelente’, revela um estudo sobre avaliação externa das escolas, que demonstra ainda que a avaliação da qualidade dos diretores está condicionada aos resultados académicos obtidos.
A adesão à greve dos trabalhadores da administração pública no turno da noite em hospitais de todo o do país ronda os 100%, tendo sido cumpridos apenas os serviços mínimos, segundo dados disponibilizados hoje pela Frente Comum.
Três em cada 10 profissionais de saúde que trabalham em unidades de cuidados intensivos e paliativos encontram-se em exaustão emocional ou profissional, segundo um estudo português que avaliou 355 médicos e enfermeiros de 19 unidades.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses anunciou esta quinta-feira que um tribunal decidiu, de forma unilateral, alterar os serviços mínimos para a greve de sexta-feira, considerando que o objetivo é boicotar a paralisação.
Um centro de reprodução privado que se candidatou a tratar casais inférteis encaminhados pelo Hospital de Santa Maria apresentou taxas de sucesso melhores do que as que constam do registo nacional, levando à anulação do concurso.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) contesta e exige a retificação da norma da triagem de Manchester, considerando que não dá autonomia a estes profissionais e desrespeita a profissão, segundo um comunicado hoje divulgado.
A batalha contra a hepatite B, que mata 650.000 pessoas por ano no mundo, pode ser ganha dentro de 10 a 20 anos, afirmou esta quinta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O físico e futurista Michio Kaku defendeu hoje, em Matosinhos, que o desenvolvimento da inteligência artificial e a omnipresença da Internet permitirão reduzir de forma significativa os custos com os cuidados médicos.
A Câmara de Monção vai gastar este ano cerca de oito mil euros para apoiar a compra de medicamentos a cerca de 50 idosos desfavorecidos do concelho, anunciou hoje fonte daquela autarquia.
O Governo aprovou hoje uma proposta de lei que estabelece "a criação de um registo de identificação criminal de condenados por crimes contra a autodeterminação sexual e a liberdade sexual de menores", que seguirá para o parlamento.
A Comissão Europeia anunciou a atribuição de 372 bolsas de investigação científica, no valor total de 713 milhões de euros, entre as quais nove a investigadores em Portugal, alguns na área da Saúde.
As conclusões foram avançadas num simpósio em Sevilha. Segundo um especialista em Medicina Preventiva, a hidratação adequada contribui para a manutenção das funções cognitivas.
Uma tese de doutoramento realizada na Universidade de Coimbra, que partiu da análise a 51 escolas primárias daquele concelho, concluiu que estas apresentam níveis muito elevados de partículas atmosféricas em suspensão, que podem criar problemas de saúde nas crianças.
O número de casos de malária registados em Timor-Leste caiu 97% entre 2006 e 2012 segundo um estudo que atribui a redução à introdução e expansão dos serviços microscópicos de malária e a testes de diagnóstico rápido (DRT).
Os portugueses com problemas de sono vão ter, a partir de sexta-feira, uma linha de apoio telefónico especializada, que pretende responder às necessidades sentidas pelas pessoas depois de uma noite mal dormida e dar alguns conselhos para dormir melhor.
Cientistas conseguiram desgastar a placa que se forma no cérebro de pacientes com Alzheimer com uma técnica experimental aplicada a ratos, alguns dos quais recuperaram a memória, revela um estudo publicado na “Science Translational Medicine”.
A produção hospitalar na região Centro aumentou, em 2014, a nível da atividade cirúrgica e das consultas externas, “tendo ultrapassado a média nacional de crescimento”, anunciou hoje a Administração Regional (ARS) do Centro.
Uma organização não governamental com sede em Nova Iorque acusou as tropas do regime sírio de crimes contra a humanidade, nomeadamente por terem assassinado 610 médicos e profissionais de saúde desde o início do conflito, em 2011, segundo um relatório apresentado nas Nações Unidas, esta quarta-feira
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) criticou hoje o que considera ser a falta de transparência no recrutamento dos dirigentes na área da saúde, considerando que alguns dos escolhidos nem têm requisitos legais para os cargos.
Dois elementos do Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência (STAE) aproveitaram hoje a presença do ministro da Saúde no Parlamento para entregar uma carta a solicitar a demissão do presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O Parlamento Europeu aprovou hoje uma resolução a apelar por mais medidas para combater os conteúdos existentes na Internet relacionados com a exploração sexual de crianças e imagens de abusos.
O secretário de Estado e adjunto da Saúde manifestou esta quarta-feira a confiança na atuação do presidente do INEM e disse que a investigação ao socorro de uma doente, envolvendo a mulher do dirigente, não aponta para qualquer atraso na operação.