Uma equipa de investigadores da Universidade Católica do Porto divulgou hoje os resultados de um estudo sobre as características nutricionais da bolota que indicam que esta pode ser uma alternativa para celíacos e protege contra a oxidação do ADN.
Trezentas escolas do país assinalam hoje o Dia do Nariz Vermelho, uma iniciativa para ajudar crianças hospitalizadas e permitir assim que pelo menos 40 mil em cada ano recebem nos hospitais a visita de palhaços.
A chuva e a trovoada vão marcar hoje o início do Equinócio da primavera, prevendo-se nebulosidade e vento forte nas terras altas, disse o meteorologista Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os pólenes encontram-se, de sexta-feira a 26 de março, muito elevados em Lisboa, Castelo Branco, Coimbra e Évora e elevados no Porto, em Portimão e Vila Real, informou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
O número de cáries dentárias nas crianças portuguesas de seis e 12 anos tem diminuído desde 2000 e, em 2013, mais de metade das crianças daquelas idades apresentava-se livre de cáries.
Dois em cada dez pacientes que se dirigiram a um hospital com sintomas de enfarte no ano passado viram-lhes atribuída pulseira amarela e tiveram que esperar mais tempo do que o desejável, por erro na Triagem de Manchester.
O sonho de roubar sorrisos a idosos institucionalizados através da arte do palhaço levou ao nascimento de uma associação que espera apenas angariar 6.500 euros para realizar as primeiras cem visitas a lares e centros de dia.
Rastreios de saúde vão ser realizados, entre sexta-feira e domingo, no concelho de Almodôvar para combater o "medo da bata branca" entre crianças e aconselhar a população, sobretudo idosos isolados, a prevenir doenças, como as cardiovasculares.
Uma equipa de investigadores liderada por Karina Xavier, do Instituto Gulbenkian de Ciência, descobriu, numa experiência com ratinhos, que a alteração da "comunicação" entre bactérias pode beneficiar a recuperação da flora intestinal fragilizada após a toma continuada de antibióticos.
O Conselho de Ministros aprovou hoje a criação de um Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias de Saúde junto do Infarmed que, segundo o Governo, terá impacto nos preços dos medicamentos.
O Conselho de Ministros nomeou esta quinta-feira um novo conselho de administração para o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que engloba os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja.
O Conselho Regional do Norte (CRN) da Ordem dos Médicos exortou hoje os diretores clínicos dos hospitais da região a cumprir a lei dos descansos compensatórios dos médicos e anunciou que vai comunicar situações de incumprimento ao Conselho Disciplinar.
A delegação da Ordem dos Advogados de Vila Franca de Xira disse que prestou aconselhamento jurídico a 194 pessoas e que a maioria avançará com queixas-crime, na sequência do surto de ‘legionella’, que afetou o concelho.
A diretora da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan, apelou para uma “ação global” para acabar com a indústria tabaqueira e elogiou os progressos mundiais feitos na luta contra o tabagismo.
Cinco professores de medicina moçambicanos concluem no domingo uma formação de dois meses nos hospitais do Porto no âmbito do projeto ‘Health 4 Mozambican Children and Families’ (Health4Moz) que visa melhorar a sua qualificação técnica.
Os alunos do concelho de Miranda do Douro vão ter ao dispor um conjunto de seis livros escritos em língua mirandesa, que pretendem ajudar à aprendizagem da segunda língua oficial em Portugal.
A câmara de Santo Tirso recusou esta quarta-feira ser responsável pelo adiamento da abertura da Unidade de Saúde Familiar (USF) de S. Martinho do Campo, apontando que esta depende da "boa vontade" da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).
Cerca de meia centena de alunos do básico e secundário manifestaram-se esta quarta-feira em Lisboa contra os cortes na educação que dizem sentir-se na falta de condições nas escolas e carência de funcionários.
A Associação Nacional de Empresas de Apoio Especializado (ANEAE) vai denunciar hoje no Parlamento “milhares de situações” que estão a marginalizar as crianças com necessidades especiais devido às alterações das regras de atribuição do Subsídio de Educação Especial.
Cerca de 750 milhões de pessoas no mundo vivem sem acesso a água potável, o que resulta na morte de mais de meio milhão de crianças por ano, indica um comunicado divulgado esta quarta-feira pela organização Plan Internacional.
Uma equipa de pesquisadores da Universidade britânica de Leeds anunciou ter descoberto uma planta rara, somente cultivada em países da África Austral, nomeadamente Moçambique, com “grande potencial” para inibir o crescimento das células do cancro do rim.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco, Vieira Pires, disse hoje à agência Lusa considerar positivas as medidas de incentivo para a fixação de médicos aprovadas pelo Governo.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) disse hoje ter "acabado o estado de graça" da administração daquele centro hospitalar (CHMT), tendo apresentado um conjunto de reivindicações subscritas por cerca de 20 mil pessoas.