A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) chamou hoje a atenção para as especificidades dos cuidadores de pessoas com a doença, que é crónica e de evolução tão rápida que tem um efeito devastador nas famílias.
A celebração do Dia Internacional do Yoga vai juntar mais de 2.000 praticantes desta modalidade de todo o país, no próximo domingo, em Lisboa, para uma aula que apela a “um planeta sustentável e pacífico”, anunciou hoje a organização.
O calendário escolar para o próximo ano letivo determina o início das aulas entre os dias 10 e 13 de setembro e o final entre 04 e 19 de junho, com três semanas de férias no Natal.
A ministra da Saúde disse hoje que a falta de anestesistas no Hospital Pulido Valente se deveu a uma reorganização das escalas, assegurando que nunca esteve em causa a segurança dos doentes e a qualidade dos cuidados.
O ministro do Ambiente e da Transição Energética considerou hoje que a interdição de banhos no Algarve devido à presença de algas vermelhas é uma “medida de precaução” enquanto não houver resultados das análises à qualidade da água.
A presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Maria do Rosário Zincke, defendeu hoje que os doentes e as associações que os representam devem ser reconhecidos como “verdadeiros parceiros” na definição das políticas da saúde.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera recolheu amostras de bivalves nas praias do Algarve que estão interditadas a banhos desde domingo devido à concentração de uma alga marinha que poderá ser perigosa para a saúde.
O estado indiano de Bihar enfrenta atualmente duas crises de saúde. Por um lado, um vírus cerebral associado ao fruto tropical lichia que provocou a morte de mais de 100 crianças e, por outro, a onda de calor extremo que já fez 78 mortos.
A ministra da Saúde apelou hoje aos partidos políticos para não perderem a oportunidade de aprovarem uma “lei de bases da saúde progressista”, que será “muito importante” para os portugueses e a continuação de um “enorme trabalho” no setor.
Equipas dedicadas e fixas nos serviços de urgência, a criação de uma especialidade em emergência/urgência e a reorientação de doentes para os centros de saúde são soluções defendidas por peritos para melhorar os serviços.
Quinze associações de doentes e médicos lançaram uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos que pretende alargar o tratamento gratuito com bombas de insulina a todas as pessoas com diabetes tipo 1 que tenham indicação para usar este dispositivo.
Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose e a pneumonia, anunciou hoje a universidade mexicana que conduziu a investigação.
A Ordem dos Médicos alertou hoje para a urgência de alterar a forma e os prazos dos concursos para especialidades médicas, lembrando o fecho de urgências de ginecologia/obstetrícia por falta de especialistas.
Cerca de 150 organizações de saúde participam hoje na Convenção Nacional da Saúde, em Lisboa, uma iniciativa pioneira que pretende colocar o cidadão e o doente no topo das prioridades da política de saúde em Portugal, segundo os organizadores.
A Ordem dos Médicos exige que a ministra da Saúde dê explicações sobre a falta de anestesistas ao fim de semana no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, e vê neste exemplo o “caminho de desmantelamento” seguido por Marta Temido.
O Hospital de Barcelos já reencaminhou 812 “falsas urgências” para os centros de saúde, no âmbito de um projeto-piloto que arrancou em finais de maio de 2018, disse hoje o presidente do Conselho de Administração.
Doze médicos dirigentes de serviços e unidades do Hospital Pulido Valente manifestaram apreensão e receio relativamente à falta de anestesistas em presença física ao fim de semana, pedindo um esclarecimento cabal da medida com que foram surpreendidos.
O ciclista português Filipe Gaivão vai percorrer cerca de 2.400 quilómetros, entre Bruxelas e Lisboa, de 10 a 28 de julho, como forma de apoio aos doentes com esclerose múltipla.
O Hospital de Barcelos vai investir mais de 260 mil euros na requalificação e ampliação do Serviço de Urgência, uma intervenção que estará concluída num prazo de seis meses, disse hoje o presidente do Conselho de Administração.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) divulgou hoje dados que indicam, segundo a administração, “uma evidente recuperação” da sua atividade e dos indicadores de qualidade e eficiência.
Lisboa foi a cidade com mais tráfego de navios de cruzeiro e 2017 e é a sexta cidade portuária da Europa com mais emissões poluentes, indica um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente.
O IPO de Lisboa tem feito uma média anual de seis milhões de euros de investimento nos últimos anos, mas lamenta que as autorizações para contratar profissionais sejam demoradas, tornando os recursos humanos na maior preocupação do hospital.