O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) afirmou hoje que os 167 médicos que o Governo anunciou na terça-feira que vai recrutar fazem parte das vagas do concurso lançado em maio e considerou que se trata de “publicidade enganosa”.
Apenas uma das 24 delegações do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) está hoje a funcionar e os médicos das delegações de Lisboa, Porto e Coimbra aderiram todos à greve, segundo fonte sindical.
O número médio mensal de beneficiários do abono de família tem diminuído entre 2016 e 2019, apesar de a despesa com esta prestação social ter vindo a aumentar, atingindo um valor global de 792 milhões de euros em 2019.
Cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem problemas de droga e requerem tratamento, segundo um relatório da ONU, que sublinha que as consequências do consumo “são mais graves e generalizadas do que se pensava”.
Cerca de um terço dos jovens inquiridos num estudo sobre comportamentos aditivos começou a usar internet antes dos 10 anos e um em cada quatro disse ter problemas associados à sua utilização.
A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) classificou o exame nacional da disciplina no ensino secundário como "uma prova pobre que não avalia de forma equilibrada a aprendizagem prevista no currículo", deixando ainda críticas de facilitismo.
Os médicos do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) iniciam hoje uma greve de dois dias para reivindicar uma carreira médica na instituição e melhores condições de trabalho.
Um estudo sobre comportamentos aditivos aos 18 anos revelou um aumento do uso de substâncias ilícitas, principalmente canábis, e dos "consumos intensivos" de bebidas alcoólicas pelos jovens, entre 2015 e 2018.
A maioria das famílias está a devolver os manuais escolares emprestados, segundo um balanço dos diretores das escolas, que constatam o “trabalho escravo” de quem está a avaliar o estado de conservação de milhares de livros.
O Hospital do Litoral Alentejano (HLA), no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), vai ser alvo de um investimento de 5,7 milhões de euros para renovação de instalações e equipamentos, revelou hoje à Lusa a administração.
A requalificação do Mercado de São Sebastião, no Porto, vai resolver, segundo o presidente da junta do Centro Histórico do Porto, António Fonseca, um problema de saúde pública no local que é atualmente, disse, usado por consumidores de drogas.
O programa Escola Azul pretende chegar, em 2020, a um total de 200 escolas de todo o país para promover a literacia do mar, anunciou hoje, em Viana do Castelo, a ministra do Mar.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) disse hoje que a situação das maternidades é “muito mais grave e complexa” do que tem vindo a ser falado e defendeu uma política de contratação pública para reter os especialistas.
O futuro da alimentação vai ser o mote para o congresso da federação das indústrias agroalimentares que decorre esta terça-feira, em Lisboa, no qual se pretende ainda antever os desafios para este setor e o papel da tecnologia.
A ministra da Saúde disse que o Governo tem noção de que é necessário reforçar os meios do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), estando a trabalhar nesse sentido.
Investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) descobriram na ilha da Madeira rochas com crostas de plástico que acreditam poder ser uma nova forma de poluição.
O planeta está confrontado com um "'apartheid' climático", de um lado os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas e do outro os pobres que vão sofrer mais, disse hoje um especialista da ONU.
O Hospital da Luz, em Lisboa, vai limitar o acesso às urgências pediátricas apenas a clientes, entre 01 de julho e 15 de setembro, devido às obras de expansão da unidade de saúde, informou o hospital em comunicado.
Cerca de um quarto das 200 propostas para reformar o sistema de saúde feitas nos últimos 25 anos nunca chegou a sair do papel, concluiu uma análise da Universidade Nova de Lisboa que é hoje apresentada em Lisboa.
Mais de 150 crianças morreram devido a uma epidemia de encefalite, no estado de Bihar, região no norte da Índia, anunciaram hoje as autoridades locais num novo balanço.
Investigadores da clínica Dexeus Mulher e da Universidade Politécnica da Catalunha demonstraram que o sémen congelado mantém a viabilidade em condições de gravidez no espaço, pelo que poderia servir para fazer reproduções da espécie humana fora da Terra.
A unidade, que será inaugurada hoje às 16:00 e contará com a presença do presidente da ARSLVT, Luís Pisco, e da secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, vai funcionar todos os dias úteis, entre as 08:00 e as 20:00.
A epidemia do vírus Ébola já causou 1.506 mortos na República Democrática do Congo (RDCongo), de acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde do país.