A greve dos médicos nos blocos operatórios ronda os 90% segundo a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que convocou este segundo dia de paralisação, apelando a uma “participação em massa” na concentração de hoje frente ao Ministério da Saúde.
O bastonário dos Médicos apela a que não se lance “uma mancha” sobre os profissionais do SNS, considerando uma “coincidência estranha” a divulgação da operação da Polícia Judiciária no dia em que arrancaram greves no setor da saúde.
Cirurgias e consultas adiadas marcaram hoje a primeira manhã de greve dos médicos, que registou uma adesão a rondar os 80%, segundo o sindicato, que acusa a ministra da Saúde de já ter “atirado a toalha ao chão”.
Os números preliminares de adesão à greve no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) rondam os 80% no caso dos médicos e cerca de 85% nos enfermeiros, disseram hoje fontes sindicais.
Consultas e cirurgias adiadas em hospitais e centros de Saúde são efeitos que a greve nacional dos médicos está hoje a ter no Alentejo, onde a adesão “ronda os 90 a 95%”, disse fonte sindical.
A greve dos médicos provocou hoje a paragem dos blocos operatórios nos hospitais do Algarve, que só estão a funcionar para doentes urgentes, disse fonte do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) no Algarve.
O Hospital de São João, no Porto, tem hoje apenas três das 12 salas de cirurgia a funcionar e algumas consultas foram canceladas, levando doentes a fazer deslocações “ao engano” devido à greve nacional dos médicos.
As crianças entre 1 e os 3 anos vão ter o abono de família aumentado entre 10 e quase 20 euros, consoante o escalão de rendimentos, para que todas as crianças até aos três anos recebam o mesmo valor.
Onze pessoas, entre elas cinco médicos e um proprietário de uma farmácia, foram hoje detidas pela polícia Judiciária (PJ) no âmbito de uma mega operação que arrancou ao início da manhã em todo o território nacional, revelou a PJ.
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu em Estarreja cerca de três toneladas de longueirão ou lingueirão-direito por captura em zona interdita, informou hoje aquela força de segurança.
O Sindicato Independente dos Médicos acusa a ministra da Saúde de irrelevância política e de ter já "atirado a toalha ao chão", apelando ao primeiro-ministro e ao ministro das Finanças para que tornem a saúde uma prioridade.
A Ordem dos Médicos defendeu na segunda-feira que faltam 96 obstetras no Norte e Centro do país, sublinhando que mais de metade dos obstetras do SNS têm mais de 55 anos, logo, estão dispensados de fazer urgências.
Médicos e enfermeiros vão esta semana paralisar serviços de saúde em todo o país, com duas greves que se estendem por quatro dias e que em comum têm a dignificação das profissões e melhores condições para o SNS.
A greve nacional dos médicos está hoje de manhã a registar uma adesão entre os 75% e os 85%, havendo unidades de saúde que chegam aos 100%, segundo o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
Os distritos de Portalegre, Guarda e Beja apresentam hoje um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os médicos começaram hoje às 00:00 uma greve nacional de dois dias, a que se vão juntar os enfermeiros a partir das 08:00, uma paralisação que se prolonga até ao final da semana.
Os serviços mínimos para a greve dos enfermeiros, que começa esta terça-feira às 08:00, já foram definidos, depois de críticas do Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses (Sindepor), que considerava inadmissível ainda não terem sido divulgados.
Os médicos começaram hoje às 00:00 uma greve nacional de dois dias, a que se vão juntar os enfermeiros a partir das 08:00, uma paralisação que se prolonga até ao final da semana.
O bastonário da Ordem do Médicos, Miguel Guimarães, afirmou hoje que os médicos acreditam cada vez menos na ministra da Saúde, Marta Temido, pelo que antecipa uma adesão à greve “muito elevada”.
A maioria dos portugueses (61%) inquiridos no projeto '3F - Financiamento, Fórmula para o Futuro' considera que não é possível melhorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) sem mais investimento na contratação de profissionais e na modernização dos equipamentos.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses (Sindepor) considera inadmissível que ainda não estejam definidos os serviços mínimos para a greve que começa na terça-feira às 08:00.
O aquecimento global e o respetivo impacto nos níveis de produtividade em diversos setores da atividade económica, como a agricultura ou a indústria, poderá levar à perda de 80 milhões de empregos até 2030, alertou hoje a ONU.
Os tempos de espera no local de atendimento representaram um quarto das queixas dos utentes no setor na saúde no ano passado, sendo o tema mais mencionado nas reclamações.
Quatro em cada cinco hospitais, dos 122 avaliados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), conseguiram a classificação de Excelência Clínica, cumprindo todos os critérios para a prestação de cuidados de saúde de qualidade, segundo os dados hoje divulgados.