O Algarve mantém uma situação “tranquila” no número de casos de COVID-19, com um aumento no número de recuperados, apesar de um novo caso no concelho de São Brás de Alportel, que não registava casos há várias semanas.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicou hoje que o elevado aumento de casos recuperados de doentes com COVID-19 nas últimas 24 horas se deve às instituições estarem a reportar mais.
A taxa de ocupação das unidades de cuidados intensivos (UCI) situa-se no 54%, sendo cerca de 30% doentes com covid-19, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde.
A UNESCO e o Conselho Internacional dos Museus (ICOM) alertaram hoje para a possibilidade de 13% dos museus a nível mundial permanecerem fechados, depois do encerramento devido às medidas de prevenção face à pandemia de COVID-19.
A Comissão Europeia estimou hoje que, no próximo verão, os turistas europeus sejam capazes de "se mover livremente" na União Europeia (UE) dispondo de medidas de segurança "praticamente idênticas" às dos seus países, devido à pandemia de covid-19.
O presidente do Infarmed disse hoje que já foram interditados nas fronteiras portuguesas alguns equipamentos de proteção contra o novo coronavírus por incumprimento das regras em vigor.
A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foi diagnosticado um novo caso positivo de covid-19 na ilha de São Miguel, referente a uma mulher de 40 anos testada no âmbito do rastreio organizado às unidades escolares.
O ministro da Educação afirmou hoje que a possibilidade de alguns alunos dos cursos profissionais estarem a concluir o estágio na fase que antecede os exames nacionais não cria desigualdades, sublinhando que sempre houve estágios nesta altura.
O movimento Refood reorganizou-se desde que os restaurantes fecharam por causa da covid-19 e procurou novos parceiros para conseguir alimentar os 7.000 beneficiários que ajuda e os outros que virão com a pandemia social.
Um total de 1.906 funcionários de creches do Algarve, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral testaram negativo para a covid-19, anunciou hoje o Algarve Biomedical Center (ABC), entidade responsável pelo programa de testagem.
O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu hoje fazer uma revisão das estratégias de testagem à COVID-19 em função do dinamismo do novo coronavírus SARS-Cov-2.
O secretário de Estado da Saúde disse hoje que a situação de infeção pelo novo coronavírus nos lares de idosos está estável, havendo 315 casos positivos nas cerca de 2.500 instalações.
O ministro da Educação considerou hoje que a reabertura das escolas era um “passo importante” na fase de desconfinamento, sobretudo para os alunos, elogiando o trabalho dos estabelecimentos de ensino na preparação do regresso.
Os diretores escolares aplaudiram hoje o “comportamento exemplar” dos alunos do secundário que regressaram às escolas, equipados com máscaras e cumprindo as regras de distanciamento social definidas para o recomeço das aulas presenciais em tempo de pandemia.
O secretário de Estado da Saúde considerou hoje ser "um dever respeitar escrupulosamente as regras" das autoridades de saúde neste período de desconfinamento e pediu às pessoas que se comportem com consciência, responsabilidade e civismo.
O novo coronavírus já circulava silenciosamente em Wuhan, no centro da China, em outubro passado, e alastrou-se "aleatoriamente e sem mostrar sinais epidémicos", de acordo com os resultados de um estudo publicado pela revista Frontiers in Medicine.
Os alunos da Escola Secundária João de Barros, no Seixal, regressaram hoje às aulas presenciais de uma forma tranquila, com algumas máscaras em falta, mas com a consciência de que “muita coisa vai mudar”.
A Agência Europeia do Medicamento estimou hoje que, “na melhor das hipóteses”, haverá uma vacina disponível para a covid-19 dentro de um ano, pedindo uma “abordagem coordenada” entre os Estados-membros para priorizar a sua distribuição.
Cerca de 80% dos alunos do ensino secundário regressaram hoje às escolas, segundo a Associação Nacional de Dirigentes Escolares, que lembra que também faltam alguns professores neste recomeço das aulas presenciais em época de pandemia.
O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou hoje, na reunião anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), que a China vai oferecer dois mil milhões de dólares em assistência aos países afetados pela pandemia da COVID-19, sobretudo aos mais pobres.
A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 315.270 pessoas e infetou mais de 4,7 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 hoje, baseado em dados oficiais.
Um estudo da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) concluiu, com base num inquérito feito a 632 jovens LGBT+, que a maioria não se sentiu confortável no seio familiar durante o confinamento.
O planeamento atempado e a estratégia de ação foram decisivos para que o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) gerisse a assistência médica no período de pandemia da covid-19 sem problemas de maior.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) não suspendeu totalmente as consultas e as intervenções cirúrgicas programadas durante os primeiros dois meses da pandemia de covid-19, tendo incrementado as consultas não presenciais.