A Agência Internacional da Energia (AIE) previu hoje que 2020 registe a primeira queda na produção de instalações de energias renováveis nos últimos 20 anos, responsabilizando os atrasos provocados pela crise sanitária.
Mais de 460 enfermeiros sem sintomatologia de covid-19 que estiveram em contacto com doentes estão em isolamento e afastados de funções sem terem realizado o teste, afirmou hoje a Ordem dos Enfermeiros (OE).
O bastonário da Ordem dos Médicos desafiou hoje o Estado a olhar de “forma diferente” para as farmácias, dando-lhes mais apoio para evitar que muitas encerrem, o que seria “dramático” para as populações e aumentaria “as desigualdades sociais em saúde”.
Cerca de 3.000 ambulâncias e mais de 100 instalações foram descontaminadas pelo núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR desde o início da pandemia, informou hoje esta força de segurança.
Espanha registou 83 mortes devido à pandemia de covid-19 nas últimas 24 horas, uma ligeira subida em relação aos 59 de segunda-feira, mas o terceiro dia consecutivo abaixo dos 100 óbitos.
O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que a nova fase de desconfinamento não deve justificar um “relaxamento” dos cuidados de segurança, sublinhando que a mensagem do Governo é a de “liberdade sim, mas com responsabilidade”.
O deputado único do Chega entregou no parlamento um projeto de lei prevendo a descida, de 23% para a taxa reduzida (6%), do IVA dos “ginásios, clubes de ‘fitness’ e de saúde”.
O último doente da covid-19 em Macau recebeu hoje alta, o que reduziu o risco no território, mas é preciso estar atento à situação epidemiológica em todo o mundo, afirmou o diretor dos Serviços de Saúde locais.
A Rede Portuguesa de Investigação Clínica alerta para a necessidade de investigadores que em Portugal trabalham a covid-19 falarem com colegas internacionais para poderem dar robustez aos estudos, garantir ensaios sólidos e evitar os que não saem do papel.
O familiar de uma utente do Lar do Comércio, em Matosinhos, que morreu com covid-19, apresentou queixa contra a instituição pela alegada prática de vários crimes e requereu, ainda, a suspensão de funções dos órgãos sociais.
O Ministério Público abriu inquérito ao caso da certificação e venda de três milhões de máscaras de proteção adquiridas pelo Ministério da Saúde à empresa Quilaban, em ajuste direto, indicou hoje a Procuradoria-Geral da República.
O primeiro-ministro, António Costa, recebeu hoje a garantia do Presidente francês, Emmanuel Macron, de que não será imposta qualquer medida de quarentena aos portugueses que regressem a França através da fronteira terrestre com Espanha.
O Reino Unido soma mais de 40.000 mortes por coronavírus, de acordo com dados do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) publicados esta terça-feira, incluindo quase 10.000 em casas de repouso.
O ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou hoje que as instituições do ensino superior e o próprio ensino têm de ter capacidade para fazer mais e melhor e usar a pandemia da covid-19 como “oportunidade para inovar”.
O primeiro-ministro afirmou hoje desejar que no fim do mês possa ser eliminado o limite de 50% à lotação dos restaurantes, prometeu analisar as propostas do setor, mas não falou em qualquer descida do IVA.
A suspensão da importação de resíduos para Portugal, até ao final do ano, vai permitir “uma reflexão estratégica” sobre esta matéria, disse hoje o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), defendendo que “não se justifica a situação anterior”.
O Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) recolheu 1.500 máscaras que tinham sido doadas e distribuídas pelos profissionais de saúde, mas que não garantiam proteção contra o novo coronavírus, disse hoje a presidente do conselho de administração.
O secretário de Estado da Saúde considerou hoje que a resposta da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) no caso de dois reclusos infetados é “prova de como o sistema funciona e está a funcionar bem”.
Treze farmácias foram obrigadas a fechar durante um período devido a casos positivos de covid-19, tendo dois profissionais morrido vítimas da doença, revelou hoje a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins.
O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que cerca de 500 ventiladores pagos em março a fornecedores chineses deverão começar a chegar na próxima semana a Portugal.
A diretora-geral da Saúde confirmou hoje que foram detetados dois novos casos de covid-19 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, adiantando que se realizaram testes aos profissionais e utentes conforme as normas da DGS.
O número de mortos devido aàinfeção por covid-19 aumentou hoje para seis na Guiné-Bissau, em 1.038 casos da doença, segundo o Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) do país.
A pandemia obrigou a implementar o teletrabalho de um dia para outro e agora 95% dos portugueses querem alternar o trabalho à distância com o trabalho na empresa quando for possível voltar à normalidade, refere um estudo hoje divulgado.
A Comissão de Proteção de Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis da Arquidiocese de Braga referiu hoje que recebeu duas queixas de alegados abusos sexuais de menores por parte de sacerdotes, mas sublinhou que ambos estão “canonicamente prescritos”.