"Stress relief from laughter? It’s no joke", "Alívio do stresse pelo sorrido? Não é piada" em tradução literal, é o nome do artigo que insiste numa tese que muitos especialistas, nacionais e internacionais, defendem. Rir, além de fazer bem à saúde, também reduz as rugas e refirma a epiderme. E de graça! "Quando começamos a rir, não é só o nosso cérebro que fica mais leve. Também ocorrem mudanças a nível físico", defende o autor.

Publicado pela clínica norte-americana Mayo Clinic, o artigo corrobora a opinião de vários médicos, como é o caso de John Huber, um psicólogo forense que também ensina psicologia na Texas State University, nos EUA. "Rir alivia o stresse e melhora a nossa saúde mental. Quando nos rimos, libertamos uma hormona chamada Klotho, que fortalece as veias e as artérias, assim como os tecidos conectivos da pele", afirma.

Esse processo "previne o aparecimento de rugas [porque] mantém a elasticidade da pele por mais tempo", afiança John Huber. A hormona que atrasa o envelhecimento, como muitos lhe chamam, tem nos rins a sua principal fonte de produção, descobriram, em 2011, os quatro grupos de investigação da Red de Investigación Renal (REDinREM), um organismo científico espanhol afeto ao Instituto de Salud Carlos III.