Com um mural de 60 metros criado por 14 artistas da Circus Network como pano de fundo, a ‘designer’ Katty Xiomara vai apresentar “Parachute Trip”, uma proposta “inspirada numa viagem” de paraquedas que “aterra no revivalismo ‘art déco’ de Miami dos anos 60”, pode ler-se na apresentação.

A ligação nostálgica e o laranja como cor dominante, assente em formas simples e padrões “que pretendem evocar o ambiente”, são algumas das inspirações da criadora.

No Cais Novo, pelas 13:00, Luís Buchinho apresenta as propostas para as estações mais quentes, com “uma forte influência desportiva”, pode ler-se na apresentação da coleção, com cores claras e padrões muito presentes nos coordenados, que procuram refletir “a liberdade de movimentos e o bem-estar”.

De regresso à ‘base’ do evento, a Alfândega do Porto, o Portugal Fashion acolhe um total de oito desfiles, entre criadores e marcas comerciais, começando com Nuno Baltazar, pelas 15:00.

Uma hora depois, Alexandra Moura mostra “Within the Time Within”, inspirada “na deterioração dos interiores de palácios e palacetes portugueses do século XVIII” e no vestuário da época, com o preto e o vermelho como tons dominantes e tecidos “danificados e desfiados”.

Depois do desfile da marca Pé de Chumbo, previsto para as 17:00, são apresentadas as propostas de calçado das marcas Ambitious, Dkode, Fly London, J. Reinaldo, Nobrand e Rufel, antes do desfile da Lion of Porches, ainda antes da hora de jantar.

Pelas 21:30, Micaela Oliveira mostra no Porto as novas propostas, seguida da marca Dielmar e de Ana Sousa, o derradeiro desfile marcado para as 23:30.

Depois de um primeiro dia em Lisboa, com Luís Onofre, Pedro Pedro, Carlos Gil e Alves/Gonçalves, e de 10 desfiles de jovens criadores no Museu do Carro Elétrico, no âmbito da plataforma Bloom, o Portugal Fashion recebeu, na sexta-feira, desfiles de criadores como Diogo Miranda, Anabela Baldaque ou Júlio Torcato.

O Portugal Fashion organiza ainda, paralelamente aos desfiles, o ‘showroom Brand Up’ na Alfândega do Porto, espaço onde vão ser apresentadas coleções dos criadores, marcas, calçado e joalharia aos agentes de compras nacionais e internacionais, mas que também vai estar aberto ao público em geral.

À margem dos desfiles e ‘showrooms’, a 41.ª edição acolhe também um congresso “Create-Inovate–Design”, uma parceria entre a Associative Design com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), onde estão previstas palestras sobre ‘design’.

O circuito do Portugal Fashion, que termina no Porto, passou antes pelas Semanas da Moda de Nova Iorque, Paris, Londres, Milão.

O Portugal Fashion 2015-2017 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e que teve um valor total aprovado de oito milhões para o triénio 2015/2017.