Hoje, os desfiles das coleções para o próximo inverno começam pelas 15:00 com Awaytomars, na plataforma LAB (dedicada aos novos talentos), e prosseguem com as propostas de Ricardo Andrez, da marca de calçado e acessórios Eureka, de Kolovrat, de Filipe Faísca, da Mustra e de Luís Carvalho. Os desfiles de Ricardo Andrez e de Kolovrat decorrem no Museu Berardo e os restantes na Garagem Sul.
Também hoje tem início a primeira edição em Portugal do GFX, projeto lançado em 2013 na Dinamarca, que chega a Lisboa “para apresentar novas formas de sustentabilidade”, explicou à Lusa fonte da ModaLisboa, e inclui várias iniciativas abertas ao público.
Veja também: ModaLisboa arranca com debate sobre a sustentabilidade da moda
O GFX arranca pelas 16:00, estando a sessão de abertura a cargo de Patrick Duddy, cofundador do projeto, e de Tamsin Lejeune, da plataforma Ethical Fashion Forum. Ao longo da tarde haverá troca de ideias, ‘networking’, ateliês, oficinas e instalações artísticas.
Além do GFX há outras iniciativas abertas ao público, já que os desfiles são acessíveis apenas por convite.
Nesta edição regressa o Wonder Room, uma ‘pop-up store’ (loja temporária) de entrada livre, que conta com a presença de 17 marcas nacionais e que hoje funciona entre as 14:00 e as 21:30.
Nesta edição regressa também a “Workstation”, uma mostra fotográfica que irá sendo construída ao longo dos três dias pelas lentes de Arlindo Camacho, Carla Pires e Vera Marmelo.
A “Workstation” pode ser visitada hoje entre as 14:00 e as 22:00.
Nesta edição há ainda outras duas exposições de fotografia: “ICONIC by APICCAPS” (associação representativa do setor do calçado) e “In-Between”.
Na primeira, é mostrada uma campanha da APICCAPS na qual a atriz Vitória Guerra “dá vida a seis ícones que sintetizam a evolução de um setor que todos os anos acorda nos pés do mundo”. A segunda “revela partes e fragmentos dum vasto processo documental desenvolvido nos últimos anos” na ModaLisboa pelo fotógrafo Arlindo Camacho.
A 48.ª edição da ModaLisboa decorre até domingo sob o tema “Boundless” [Ilimitado, em português].
Comentários