Os desfiles do segmento de ‘menswear’ (roupa de homem) dos três jovens ‘designers’ de moda portuguesa vão decorrer no próximo domingo, dia 28, no polo cultural Guido Reni District (sala 2, Via Guido Reni), da capital italiana.

As apresentações decorrem no âmbito de uma parceria entre o Bloom Portugal Fashion (projeto dedicado a lançar novos ‘designers portugueses), com a plataforma italiana Fashion Hub, que apoia e divulga o trabalho de jovens ‘designers” italianos.

A plataforma foca-se também em dar a conhecer novos criadores com percursos promissores de outros países europeus, explicou à Lusa o diretor de comunicação do Portugal Fashion (PF), Rafael Rocha.

“Os projetos de elevado potencial do Bloom são marcas “born global” [do mundo], cujo sucesso está dependente da internacionalização. Ora, o Portugal Fashion está a apostar cada vez mais nas ferramentas de aceleração destes projetos de moda jovem e criativa, proporcionando-lhes condições e oportunidades para a promoção no mercado nacional e internacional”, disse, em antecipação, Adelino Costa Matos, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entidade que apoia o Portugal Fashion.

Para Adelino Costa Matos, o desfile deste domingo é sinal do interesse que o mercado italiano tem pelos novos talentos na moda portuguesa.

“Esta colaboração permite-nos beneficiar da experiência e network da Altaroma, com todas as vantagens adjacentes de suporte e comunicação”, acrescenta.

A participação na Altaroma será também complementada pela apresentação da coleção em formato ‘showroom’ dos três jovens ‘designers’, através do braço comercial do Portugal Fashion, o Next Step, que aposta na proximidade entre a ação promocional do desfile e a ação comercial da exposição da coleção perante agentes de compras.

A jovem designer Inês Torcato, natural do Porto e distinguida pelo Concurso Bloom Portugal Fashion em 2016, apresenta a sua coleção inverno 2018-19, com o nome de “Self-Portrait (Touch)”, baseada no “conceito de auto-retrato” e trata-se do seu primeiro desfile internacional, onde vai levar materiais com tecidos muito distantes um do outro, como caxemiras e lãs, numa mistura com nylons à prova de água e transparências.

David Catalán, nascido em Espanha, a viver no Porto e laureado no programa Mediterranean Fashion Prize, organizado pela Maison Méditererranéenne des Métiers de la Mode, em Marselha, leva à passarela da Altaroma uma coleção que antecipa como viagem à sua própria infância, com uma “estética facilmente associada ao escutismo”.

Tânia Nicole leva a Roma a marca de menswear baseada no Porto Nycole com a coleção “Unknown”, inspirada no universo criativo do jovem músico inglês King Krule. “As suas influências do hip-hop, as suas letras obscuras e o seu 'look' foram o ponto de partida para o desenvolvimento desta coleção”, explica Tânia Nicole, que já obteve o primeiro lugar no concurso ACTE European Young Designers Competition, em Itália.

O Portugal Fashion, um projeto da responsabilidade da ANJE, desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, são financiados pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.