Com 189 anos de história, a famosa marca francesa abriu as portas da sua loja no mesmo prédio de Havana onde funcionava há exatamente meio século.

A loja está localizada na avenida de Prado, perto do centro histórico, onde a marca francesa Chanel organizou no ano passado o seu primeiro desfile na América Latina.

O pequeno estabelecimento comercial, de aproximadamente 20 metros quadrados, com prateleiras de madeira e grandes vitrines, não só oferece os produtos da Guerlain, como os de marcas como Dior, Givenchy, Hermes, Versace, Mugler, Azzaro, Loewe e Issey Miyake.

A variada oferta foi possível graças a um acordo celebrado entre a Guerlain e a Saint Remy Trading, que administra a loja que há 22 anos importa produtos de luxo.

Um perfume pode chegar a custar 145 euros, um preço impraticável para a maioria dos cubanos, que ganham em média o equivalente a 28 euros. Há, no entanto, opções mais baratas.

"O bom é que temos variedade, os clientes podem comprar uma fragrância a partir dos nove euros", diz Leannis Rodríguez, uma jovem cliente de 21 anos.

Recorde-se que a Guerlain deixou a ilha em meados dos anos 1970, quando a Revolução Cubana impôs um modelo de corte soviético que criticava o luxo.

Sem romper com o socialismo, a ilha implementou uma cuidadosa e lenta abertura ao mercado que, pouco a pouco, atrai investidores, ricos e famosos.

A reaproximação diplomática com Estados Unidos, em 2015, trouxe de volta os cruzeiros, os voos comerciais e um aumento das visitas dos exilados em Miami, embora o embargo continue em vigor.

"Da nossa clientela, 95% são cubanos. Podem ser cubanos radicados em Cuba, podem ser cubanos que não ficam aqui e que querem dar um presente à família", disse à Agência France-Presse (AFP) Susel Ferrán, responsável pela Saint Remy em Cuba. Os turistas representam somente 5% dos clientes, acrescenta.

A Guerlain, que em 2016 faturou 37,6 mil milhões de euros, passou para as mãos do gigante grupo de luxo LVMH em 1994, que também é dono de marcas como Louis Vuitton, Fendi, Givenchy e Sephora.

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