Em antecipação à agência Lusa, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), promotora do evento de moda, antecipa o regresso à New York Fashion Week, cuja presença reforça o roteiro internacional dos desfiles do Portugal Fashion.

A primeira a apresentar as propostas para a próxima estação quente é a designer luso-venezuelana Katty Xiomara, a 12 de setembro, no Pier 59 Studios, o mesmo local onde no dia seguinte o criador Miguel Vieira revela a sua coleção, desfiles que integram o 'calendário off' do evento, ou seja, além da programação principal da New York Fashion Week.

Nova Iorque foi dos primeiros destinos nos quais o Portugal Fashion apostou na internacionalização da moda portuguesa, tendo o primeiro desfile acontecido no ano 2000 e o segundo em 2001, tendo a reaproximação ao evento começado em fevereiro de 2015, através dos dois “braços comerciais” do Portugal Fashion, o Estratégia Global para o Mercado Global e o Next Step.

“É claramente um motivo de regozijo – e também sentido de dever cumprido – regressar a um dos epicentros da moda mundial, que dita tendências e mercado com fortes potencialidades de comercialização”, disse à agência Lusa o presidente da ANJE, João Rafael Koehler.

Segundo este responsável, com a integração de Nova Iorque no roteiro internacional cumpre-se mais um objetivo estratégico, que é “a presença nos principais circuitos de moda a nível mundial”, sendo agora o desafio a “consolidação das visitas a estes mercados ou a expansão a novos países do Médio Oriente e o continente asiático”.

Depois da participação na New York Fashion Week, o evento de moda segue para Londres, Milão e Paris, antes da edição nacional.

Katty Xiomara, já habituada às semanas de moda internacionais, estreou-se na passerelle da semana de moda de Nova Iorque em 2013 e já em fevereiro de 2016 esteve, em formato showroom, na Edit, conceituado certame de moda nova-iorquino direcionado para um público mais especializado, no âmbito do Next Step.

Já Miguel Vieira tem no mercado norte-americano forte aceitação da sua marca, tendo sido um dos criadores que acompanhou as primeiras internacionalizações do Portugal Fashion, participando nos desfiles na São Paulo Fashion Week, em 1999.

Ana Salazar, Anabela Baldaque, João Tomé/Francisco Pontes, Luís Buchinho, Alves/ Gonçalves, Bruno Belloni, Inspiro e Maconde foram os nomes que em 2000 e 2001 representaram a moda nacional na semana de moda de Nova Iorque.