Ano após ano, estão em voga, no verão mas também, cada vez mais, nas estações intermédias e até no inverno. No entanto, apesar da generalização da tendência, muitas mulheres continuam sem usar os modelos que mais favorecem a silhueta que têm. Margarida Figueiredo, editora de moda da Saber Viver, explica os cuidados e as precauções a ter quando usar hot pants, bermudas e culotes, as peças preferidas de muitas consumidoras de moda:
- Calções
Quando os vimos a desfilar nas semanas da moda internacionais de 2016, percebemos que o ar descontraído dos calções estava a ganhar uma faceta mais séria. Emporio Armani apresentou-os com camisas e blazers, Louis Vuitton optou pelo lado mais grunge com shorts de pele combinados com coletes compridos e Ralph Lauren fez desfilar um fato completo com blazer, colete e shorts curtíssimos. Isabel Marant deu-lhes ainda um cunho espacial com os shorts em pele metalizada.
A melhor forma de usar uns calções, como estes da MO, é, numa versão descontraída, muito curtos, conjugados com bombers, blazers e blusões de ganga. Nesse caso, para conseguir um visual mais trendy, não se deve esquecer de acrescentar um batom em tons nude. Para um look mais formal, combine com blazers, coletes compridos ajustados com cintos e um batom cerise (cereja) a acompanhar.
- Bermudas
As bermudas tiveram mesmo muito protagonismo, ao substituírem a saia lápis que há anos não saia de palco. Assim, podemos vê-las em reuniões de trabalho combinadas com camisa e blazer ou com tops, sempre com ar de executiva, mesmo não sendo. As de ganga, como estas da C&A, permitem contudo um visual mais descontraído.
Estas peças são geralmente mais vocacionadas para roupa de trabalho do que para um fim de semana descontraído. Ainda assim, pode dar-lhes um twist com um top croped (curto) e um bomber por cima, e conjugar com ténis skaters. Para trabalhar, pode combinar uma t-shirt branca e um blazer com sandálias de salto alto.
Veja na página seguinte: Os cuidados a ter com as culottes
- Culottes
As culottes, que já tiveram um sucesso estrondoso nas últimas estações, entraram também nos armários das mulheres mais velhas. Conseguiram a proeza só superada pelos ténis Adidas Stan Smith, ao serem transversais e vestirem o elemento feminino dos 7 aos 77 anos. Este modelo, tanto aparece descontraído no desfile da MSGM, como o vimos na versão escritório, conjugado com um blazer.
As possibilidades de utilização desta peça, que pode apresentar-se numa versão mais informal ou mais formal, como no caso destas da Uterqüe, são infinitas. Podemos adaptar as partes de cima ao nosso estilo pessoal. A mais trendy, agora, é usar com blusas sem ombros, com folhos ou mangas de balão. Para um visual mais clássico, opte por uma camisa e blazer. E a mais irreverente? Com um t-shirt de mangas compridas e um top por cima!
Texto: Margarida Figueiredo
Comentários