Muitas das expressões usadas relativamente à maquilhagem traduzem-se em produtos e técnicas, pelo que é comum querer entrar neste mundo mas não se perceber nada do que se diz. Por isso, se é nova nisto não se preocupe, de seguida descortinaremos o significado das palavras mais usadas no mundo da maquilhagem, num mini-dicionário de beleza.

Primer - Também chamado de primário de maquilhagem é usado na preparação da pele para a recepção da maquilhagem. Este produto é usado para uniformizar a pele antes da aplicação dos restantes produtos; ajuda a fechar os poros, controla a oleosidade que se vai formando ao longo do dia e, consequentemente faz com que a maquilhagem dure mais tempo. Os primers mais comuns são translúcidos e desaparecem aquando a aplicação na pele, porém, existem várias cores para este produto de forma a corrigir melhor as imperfeições de cada tom de pele.

Corretor - A função do corretor é cobrir, com maior detalhe, olheiras ou borbulhas, em suma, o corretor serve para corrigir imperfeições que a base não consegue cobrir nem disfarçar. O produto pode ser em creme ou liquido e ter vários aplicadores. A aplicação é feita depois da base, uma vez que esta já corrige a maioria das imperfeições e assim não criamos outra camada de produto na cara!

Base -  Base é dos elementos mais importantes na maquilhagem, uma vez que é ela a responsável por cobrir a maioria das imperfeições que temos no rosto, como manchas, borbulhas, vermelhidão, etc. O objetivo é deixar a pele com aspeto saudável e homogéneo, pelo que é importante que escolha um produto adequado ao seu tom e tipo de pele. Deve ser aplicada depois do primer e do corretor.

BB Cream ou Blenish Balm Cream - Este produto junta várias funcionalidades num mesmo frasco, é hidratante, tem protetor solar,  pode prevenir e tratar rugas e tem cor, pelo que pode ser usado como substituto da base. Por ser uma fórmula mais completa, os bb creams podem ser usados sobre a pele lavada, sem aplicação anterior de nenhum produto. Comparativamente com a base tem uma textura mais liquida e, por este motivo a cobertura de imperfeições é menor.

Efeito Mate - Efeito da maquilhagem que significa sem brilho. Os produtos matte (desde batons, pós, etc.) dão à maquilhagem um acabamento opaco, reduzem a oleosidade da pele o que aumenta a fixação da maquilhagem.

Zona T - Constituída pela testa, nariz e queixo, tem este nome porque forma um “T” no rosto.  Esta é a área do rosto que tende a criar maior oleosidade e por isso tem de ter cuidados especiais: devem ser produtos específicos, inclusive de efeito mate que ajudam a diminuir o brilho criado durante o dia e que estragam o trabalho que teve a maquilhar-se de manhã.

Maçã do rosto - É a parte mais saliente das suas bochechas, por baixo dos olhos e ao lado do nariz. Normalmente, no processo de maquilhagem, quer-se dar uma ligeira cor rosada nesta zona de forma a seguir as cores naturais do rosto e, por isso aplica-se blush e bronzer.

Bronzer - Este produto serve para dar um tom bronzeado à pele, para que pareça mais natural e saudável; um pouco como se tivéssemos ido à praia apanhar um pouco de sol. Tem uma cor dourada/acastanhada e é aplicado na mesma zona do blush, nas maçãs do rosto, podendo até substituir este produto.

Iluminador - Como o próprio nome indica, este produto serve para iluminar, para dar um pequeno brilho à maquilhagem final. O iluminador irá realçar as partes do rosto onde for aplicado, pelo que, existem algumas zonas chave que deve saber: por baixo da sobrancelha, no queixo, no nariz e acima das maçãs do rosto. Tal como outros produtos, existem várias versões de iluminadores, opacos ou brilhantes e a escolha entre um e outro depende do efeito que se quer.

Pó compacto - Existem várias opções de pós: compacto, solto, translúcido e mineral que têm como principal função disfarçar e preencher imperfeições da pele e garantindo uma melhor fixação da  maquilhagem e evitando o brilho excessivo da pele. O mais comum é sem dúvida o pó compacto por ser o mais versátil e se adaptar a quase todos os tipos de pele. Normalmente é aplicado depois da base e do corretor com um pincel fofo e sem exagerar na quantidade.

Blush - Blush, em inglês ou rouge, em francês é um produto, normalmente em pó (mas também há em creme ou tipo batom) de cor rosada, aplicado  nas maçãs do rosto. O blush confere aquele aspeto natural e saudável de uma pele ligeiramente “corada”. A cor do blush e a quantidade a aplicar depende da cor da sua pele e do formato do rosto.

Lip Balm - Traduzindo é como um batom do cieiro. Serve para hidratar os lábios, de forma a que estes não fiquem ressequidos e gretados. Pode ser aplicado como base, antes do batom.

Contouring - Técnica utilizada para realçar e disfarçar as formas do rosto, por meio de jogos de luz e sombra, iluminando áreas que se quer destacar e escurecendo áreas que se quer disfarçar. A técnica é feita através da aplicação de produtos como base, corretor, pós iluminadores e sombras. Existem esquemas online onde pode ver que zonas deve iluminar e as que deve escurecer para um efeito impecável

Scrobing - Esta técnica surgiu depois do contouring e promete ser menos trabalhosa, por ser mais simples e não usar tantos produtos. É uma forma mais suave de dar forma ao rosto, já não se joga com luzes e sombras mas apenas com luzes. A iluminação da pele é a base para destacar determinadas regiões do rosto, especialmente nas zonas em que os ossos da face são mais salientes como nariz e maçãs do rosto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.