Alicia Eaton, psicoterapeuta, mãe de três filhos, dona de uma escola no Missouri e autora do site Success4Kids, partilhou com a Femail 10 técnicas para os pais colocarem em prática e que levará os filhos a fazerem o que lhes mandarem.

1. Diga ao seu filho o que quer que ele faça em vez de lhe dizer o que não deve fazer
As crianças mais facilmente respondem a perguntas feitas na postiva, do que na negativa. Por exemplo, "se te vestires rapidamente vamos chegar à escola a tempo", em vez de "tens de demorar tanto tempo para ficares pronto? Vamos chegar atrasados...".

2. Fale com o seu filho assumindo que ele vai cumprir determinada tarefa
Se disser ao seu filho como é que ele pode terminar a tarefa que lhe pediu, vai estar a guiá-lo e a incentivá-lo para a terminar a tempo. Por exemplo, "quando acabares de arrumar os teus brinquedos, já podemos ir ao parque brincar!" ou "Quando acabares os teus trabalhos de casa, podemos ver aquele filme".

3. Faça com que ele pense que tem uma escolha
Em vez de o mandar vestir-se, pergunte-lhe qual a t-shirt que ele gosta mais. No que diz respeito aos trabalhos de casa, pergunte se prefere fazer hoje ou no dia seguinte (se isso for possível, claro). Ou seja, está a dar-lhe uma escolha, em vez de assumir perante o seu filho de que nunca mais vai fazer o TPC.

4. Crie uma relação com o seu filho através das palavras
Esta técnica é especialmente indicada para quem está a passar por uma fase mais complicada com a criança. E trata-se de colocar os pais no lugar dos filhos, e os filhos no lugar dos pais. Por exemplo: "Eu acho que tu, assim como eu, vais sentir-te melhor se tiveres uma boa noite de sono".

5. Diga "obrigado" mesmo antes de ele terminar a tarefa que lhe tinha pedido
Isto coloca uma expectativa na criança, de que irá mesmo completar a tarefa. E é uma forma de por a criança a fazer o que lhe pediu, em vez de o ignorar.

6. Não lhe diga apenas para fazer uma coisa, explique-lhe porque é que precisa que ele a faça
As crianças não adivinham o que vai na cabeça dos pais. Por isso, explicar-lhes porque é que têm de fazer determinada tarefa, vai fazer com que eles realmente a façam. Por exemplo, em vez de pedir simplesmente para o ajudar com os sacos das compras, explique que precisa de ajuda porque não consegue trazer todos os sacos sozinho.

7. Reforce as frases quando pede algo ao seu filho
Se iniciar uma frase com "pensa comigo" ou "ouve", tem mais probabilidade de chamar a atenção da criança e levá-la a fazer o que quer.

8. Transforme uma coisa negativa em algo positivo
Por exemplo, no caso das crianças mais pequenas que chegam a uma altura do dia e estão resmungonas, pergunte-lhe o que a faz sentir-se tão cansada. Sugira uma sesta, por exemplo.

9. Anteceda uma solução 
Se o seu filho está preocupado com as notas da escola, por exemplo, pergunte-lhe o que ele acha que deve fazer para solucionar o problema. Envolvê-los nas soluções, é meio caminho andado para os motivar a procurar sozinhos uma resposta positiva ao problema que enfrentam.

10. Tente com que o seu filho pare de dizer "eu não consigo"
Numa fase em que as crianças estão a crescer e a aprender todos os dias, realce as coisas que eles conseguem fazer em vez daquelas que eles, para já, não conseguem. Hoje não conseguem fazer x, mas sabem fazer y.

créditos: Alicia Eaton/Success4Kids.com

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.