Em Portugal o livro tem como título "O Que Esperar Quando Está à Espera de Bebé" e a revisão técnica e adaptação da versão portuguesa ficou a cargo da Drª Patrícia Lopes, médica pediatra no Hospital D. Estefânia.
Originário nos Estados Unidos, e editado pela primeira vez em 1984, a famosa "bíblia" da gravidez já foi tema para um filme, tem um site próprio, uma aplicação para telemóvel e até uma fundação, intitulada "What To Expect".
Em relação a esta última, a autora do livro Heidi Murkoff diz: "Todos os pais deveriam saber o que esperar. Foi por essa razão que criámos a Fundação What To Expect, sem fins lucrativos, e que proporciona um apoio vital em questões de saúde e informação pré-natal a mães com necessidades".
Heidi Murkoff já foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2011 e conseguiu a proeza de ter o seu livro 10 anos seguidos na lista de bestsellers do New York Times.
"O Que Esperar Quando Está à Espera de Bebé" pretende ser um manual de ajuda a todas as grávidas, respondendo às suas dúvidas, desde a concepção até ao pós-parto e amamentação, assim como recomendações do que fazer e não fazer antes da gravidez.
Também clarifica quanto a questões que faziam parte do dia a dia antes da gravidez, como "posso fazer madeixas" e "depilar-me com cera"?
Esta nova edição adaptada à realidade nacional, afirma ter uma informação atualizada, precisa e relevante sobre tudo o que se relaciona com a gravidez e de fácil consulta.
Algumas das diferenças entre a realidade americana e a portuguesa prendem-se com questões como o seguro de saúde, onde em Portugal a grávida mesmo não tendo seguro pode ser sempre acompanhada no Serviço Nacional de Saúde. Nos EUA, a figura da midwife é muito comum, algo que em Portugal não existe. Outros temas que foram adaptados à realidade portuguesa foram as vacinas, as licenças de maternidade e a imunidade à toxoplasmose, onde as taxas diferem de país para país.
Em entrevista à revista Sábado, a Drª Patrícia Lopes revelou "Este livro é dos mais importantes nos Estados Unidos (EUA) sobre a gravidez. É a referência número um obrigatória e que faz tão parte do “enxoval” da gravidez como as cintas, os suplementos vitamínicos, os sutiãs de suporte e os cursos de preparação para o parto".
Já para o Dr Charles J. Lockwood, que escreveu o prefácio, afirma que "uma das melhores partes deste livro é o guia mês a mês, semana a semana, do desenvolvimento do bebé e do que ele ou ela estão a fazer dentro do útero".
Revela ainda que o livro também aborda questões que normalmente surgem já quando o bebé está em casa, nomeadamente sugerindo pistas para distinguir entre a melancolia e a depressão.
Neste livro os parceiros não são esquecidos, pois há um guia prático que os ensina como serem os companheiros perfeitos durante esta fase das suas vidas.
Com 600 páginas, custa 28,50 euros e é editado pela Casa das Letras.
Comentários