Portam-se melhor e têm melhores notas. As crianças que transitam para o ensino preparatório ou secundário acompanhadas pelo melhor amigo parecem ser mais bem-sucedidas em todos os campos. A conclusão é de um estudo da Universidade do Surrey, que mediu os efeitos da amizade em 593 crianças de dez escolas secundárias de Inglaterra.

A pesquisa revelou que, quando os amigos se mantêm juntos, obtêm melhores notas em 13% dos casos. No entanto, apenas 27% conseguem manter o melhor amigo na altura de mudar de escola.

Esta mudança assusta a maioria das crianças, pelo que a presença de alguém muito próximo – e de confiança - ajuda a enfrentar o medo do desconhecido, assim como facilita a integração num espaço onde existem crianças mais velhas.

Poder contar com um grande amigo nesta altura de transformações também estimula o estudo, e isso reflete-se nos resultados. As notas das crianças envolvidas nesta investigação foram registadas no último ano do ensino primário e no primeiro ano do ensino secundário. Aquelas que conseguiram manter o mesmo melhor amigo nesse período de transição obtiveram uma média 13% mais elevada do que as outras, revela o estudo. E isto porque, segundo dados do British Journal of Educational Psychology citados pelo Daily Mail, o efeito do melhor amigo contribui para minimizar problemas de mau comportamento.

O autor do estudo, Terry Knight, sublinhou: “Se encontrarmos maneiras de manter estas amizades no período de mudança, isso pode ajudar muito a criança”. Mas Knight lembrou que tal só faz sentido se essas relações forem, de facto, saudáveis. De resto, explicou, “manter amizades de baixa qualidade pode aumentar as hipóteses de a criança vir a ter problemas emocionais à medida que vai crescendo”.

O estudo concluiu, ainda, que os alunos do secundário com problemas de comportamento e notas baixas são, também, os mais propensos a perder o melhor amigo pelo caminho.

Para saber mais:

https://www.dailymail.co.uk/health/article-6213937/Children-secondary-school-BFF-behave-better-higher-grades.html