Concebido pela agência municipal Lisboa E-Nova em articulação com a câmara, o projeto foi apresentado na Escola Básica Sarah Afonso, local escolhido para uma experiência piloto desta iniciativa, que envolve a requalificação ou a criação de hortas nos espaços escolares.

“Hortas na Escola… Legumes no Prato”, que arrancou neste ano letivo, está atualmente a ser desenvolvido em 10 escolas de sete freguesias lisboetas, envolvendo um total de 2.000 crianças com idades compreendidas entre os 06 e os 10 anos.

Está previsto o alargamento da iniciativa a outros espaços escolares do concelho.

Veja tambémLondres acolhe creche ao ar livre, sem paredes e sem salas de aula

“A matriz essencial do projeto assenta nos alunos, nos professores e nas Componentes de Apoio À Família [CAF], tendo como objetivo, por um lado, a criação das hortas, e, por outro, a valorização da importância de uma alimentação saudável e de um consumo sustentável”, explicou a administradora da Lisboa E-Nova, Maria Santos.

O vereador da Estrutura Verde, Ambiente e Energia, José Sá Fernandes, marcou presença na apresentação pública, salientando que “a componente pedagógica e a aprendizagem das crianças são fundamentais”.

A opinião foi partilhada pela vereadora da Educação, Catarina Albergaria, que sublinhou que “este projeto é um contributo do município para o aumento das capacidades humanas das crianças e de sensibilização para o ambiente”.

Há já cinco anos que a Junta de Freguesia dos Olivais desenvolvia espaços hortícolas nas escolas, agora associados ao projeto municipal.

“Isto é uma forma de captar a atenção dos miúdos, não só para a importância de uma alimentação saudável, como também para eles perceberem que os legumes não vêm do supermercado”, explicou a presidente da junta, Rute Lima.

O projeto conta com o apoio da Missão Continente, através do fornecimento do material necessário à concretização dos espaços hortícolas, nomeadamente sementes, plantas e ferramentas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.