A AMI lança hoje a 1.ª marca nacional de solidariedade denominada “SOS Pobreza” e cujos fundos reverterão para os 17 projetos sociais da Fundação.
“O SOS Pobreza é a primeira marca nacional de solidariedade e visa proporcionar ao consumidor uma gama de produtos socialmente responsável”, refere Luísa Nemésio, secretária geral da AMI.
A iniciativa resulta da colaboração de produtores e distribuidores de produtos alimentares, que se disponibilizaram a uma venda mais acessível nas grandes superfícies, sempre com a marca «SOS Pobreza».
Luísa Nemésio explica a origem da ideia: “Sempre foi preocupação da AMI a sua independência financeira. Para isso estão sempre a ser pensados e desenvolvidos novos projectos. Dada a situação de crise atual e a crescente pressão social, tornava-se premente conseguir mais financiamento para a duplicação de respostas diárias a dar nos centros sociais da AMI. Nasceu, assim, a necessidade de criar um projeto com três preocupações essenciais: o respeito pela sustentabilidade das empresas e produtores envolvidos; a primazia à produção nacional; uma fonte de financiamento para a AMI, sem sobrecarregar os doadores, sejam eles o Estado, as Empresas ou os Indivíduos”.
Ao todo são 30 produtos vendidos a “preço justo”, que podem ir desde o arroz, à farinha, azeite, água, sumos, fruta, legumes e papel higiénico, ou seja produtos essenciais e de consumo diário.
Segundo a AMI, o número de casos de pobreza apoiados passaram de 7000, em 2008, para 14937, em 2011. “A expectativa da AMI é que o sucesso do SOS Pobreza permita mitigar um pouco a os fenómenos de pobreza que vivemos em Portugal. Para além de ser mais uma opção de baixo custo para os consumidores, as receitas permitirão à AMI dar uma resposta mais pronta e mais eficaz ao cada vez maior número de solicitações de que é alvo em termos de apoio social”, remata a nossa interlocutora.
O lançamento da marca «SOS Pobreza» realiza-se hoje, às 18 horas, em simultâneo em Lisboa e no Porto, em tendas montadas entre o centro comercial Vasco da Gama e a Estação do Oriente, em Lisboa, e na praça D. João I, no Porto.
Durante esta ação, a AMI irá oferecer um cabaz com os produtos SOS Pobreza às primeiras 100 pessoas.
3 de julho de 2012
Fundação AMI lança hoje marca SOS Pobreza
Este artigo tem mais de 12 anos
Luísa Nemésio, secretária geral da AMI, explica a origem da iniciativa
Comentários