Ofertas mais baratas, com maior diversidade lúdica e proximidade da praia levam muitos portugueses a optar por passar férias em hotéis de estâncias balneares do sul de Espanha, junto à fronteira com o Algarve.
Uma equipa de reportagem da Agência Lusa percorreu as praias de Isla Cristina, Punta del Moral e Isla Canela, todas situadas na província espanhola de Huelva e a mais distante a cerca de 30 quilómetros da fronteira, e encontrou várias famílias portuguesas que optaram, em tempos de crise, por rumar a Espanha, em vez de ficarem no Algarve.
Foi o caso de Inês Moreira, residente em Rio Tinto, no Porto, que optou por passar férias com a família em Punta del Moral, devido às ofertas que conseguiu ter com um preço mais económico do que em Portugal. “Procurávamos um hotel que ficasse próximo da praia, tivesse atividades lúdicas para as crianças e permitisse não utilizar o carro. Tínhamos um contacto em Huelva, mas não conseguimos e, dos que procurámos e vimos depois, estes aqui [em Punta del Moral] eram aqueles que mais se enquadravam no que pretendíamos”, explicou Inês Moreira.
Esta portuguesa sublinhou que, “a nível económico, comparativamente com o Algarve, os preços praticados são mais em conta”, mesmo com a família a tomar o pequeno-almoço e o jantar no hotel. “Escolhemos a modalidade de pequeno-almoço e jantar, porque ao almoço aproveitamos para passear e conhecer também a zona onde estamos, o que também considero ser importante, sobretudo para as crianças”, acrescentou.
Igualmente de férias em Espanha, mas em Isla Canela, estava também Carlos Guerreiro, residente em Palmela, que preferiu a localidade balnear espanhola por ser também mais barato do que o Algarve. “Aqui conseguimos ter uma semana de hotel, com tudo incluído, a preços mais baixos do que no Algarve, só com o pequeno-almoço”, afirmou, precisando que pagou pelos sete dias num hotel local cerca de 500 euros, valor “inferior ao que seria cobrado num hotel da mesma categoria, com os mesmos serviços e a mesma localização” em Portugal.
A Lusa falou também com Carla Santos, de Beja, que optou por passar férias na Isla Canela por ter a possibilidade de usar a casa de uma amiga, sem ter de pagar. “Este ano, como não houve subsídios, era difícil conseguir passar férias no Algarve. E como tenho esta amiga, que nos emprestou a casa, viemos para esta zona. Mas as praias do Algarve são melhores do que estas. A areia aqui é mais escura e gosto mais das praias portuguesas, mas como não pagava casa acabei por vir para cá”, justificou.
As três localidades de costa da província de Huelva têm vários hotéis junto à praia, que disponibilizam aos clientes atividades lúdicas e programas de animação para as crianças, permitindo aos pais alguma flexibilidade para usufruírem das férias e da praia enquanto os filhos estão ocupados com jogos e brincadeiras nas unidades hoteleiras. Estas facilidades, juntamente com os preços mais baixos, estão a levar portugueses a optar por passar férias fora de Portugal em tempos de crise
Lusa
14 de agosto de 2012