
O livro, da editora Manuscrito, conta uma história de fantasia com a qual Sea3Po se identifica. A espera estendeu-se por largas horas e a primeira menina a conseguir um autógrafo disse ao SAPO Lifestyle que estava ali há cinco.
A autora ficou visivelmente emocionada com a receção do público que a esperava. Mal entrou no palco foram muitos os gritos estridentes que acompanharam a sua chegada. Ao longe ouviu-se “seafam vai dominar o mundo”, uma frase muito conhecida entre a comunidade da youtuber, que tem muitos clubes de fãs e que tenta sempre, em grupo, responder e enviar mensagens de apoio.
“Gosto muito de reforçar ‘olha bora dar tudo hoje, bora trabalhar muito’ eu sou muito de dar isso à minha seafam. Eu quero muito que eles trabalhem, que estudem muito na escola, para mim é muito importante porque só assim é que uma pessoa consegue aquilo que ela quer.”, explicou-nos Sea3P0, em entrevista.
No Porto está também marcada uma sessão de lançamento na Fnac do Norteshopping a 27 de janeiro, às 16 horas.
Porque é que aceitaste este desafio?
Eu sempre quis escrever um livro. Aliás, eu tenho um livro, que não é este, que já estou a escrever desde os meus 14 anos que é completamente diferente. Este é fantasia, é mágico. Mas eu tinha uma mensagem muito importante para dar que era: podia ajudar outras pessoas. E achei isto muito mais importante a fazer, dado que o meu público é muito jovem. E a minha comunidade é muito especial e acho que têm a capacidade de mudar.
O livro fala em “descobrir a magia há em ti”. Quando é que descobriste a tua magia?
Eu tenho muita sorte em ter uma família que me apoia em tudo e sempre fui um bocadinho diferente, gostei sempre de coisas diferentes. Em vez de ver desenhos animados eu via anime, a "Navegante da Lua", cresci a ver a "Navegante da Lua". Nunca fui diferente por querer ser diferente. Gosto de pintar o cabelo desta cor, é só isso.
A maior parte das ilustrações são da tua autoria. Tens mais ou fizeste apenas para este livro?
Sim. A minha irmã, quer fazer comic books, criou as personagens e eu dei o meu toque. Eu queria muito incluí-la no livro e achei que foi uma forma muito fixe de nós nos unirmos.

Depois da revista e agora o livro, o que se segue para Sea3P0?
Mistério… (risos) um musical talvez, não sei, será?
Nos últimos tempos tem-se falado muito nos youtubers portugueses. Na tua opinião, a que se deve este boom em Portugal?
As pessoas mais novas têm tendência a ver muito youtube.. E acho que agora os pais estão a começar a descobrir (o youtube) porque apanham os filhos a ver estes vídeos e é tudo super novo. Às vezes é um bocadinho assustador porque cada criador de conteúdo tem a possibilidade de fazer o que quiser. Então, o conteúdo não é filtrado. Mas eu gosto muito da nossa comunidade em Portugal de youtubers. Acho que temos uma boa comunidade e a maioria do conteúdo é super "family friendly". E eu acho isso muito fixe.
Sei que tens uma comunidade nas redes sociais. Como interages com esse público e que mensagens tentas passar?
Ultimamente tem sido muito difícil porque tenho muitos clubes de fãs. Normalmente tinha mais tempo para estar com os meus fãs. Mas tento sempre em grupo responder, mandar mensagens de apoio. Gosto muito de reforçar o 'olha bora dar tudo hoje', 'bora trabalhar muito'. Sou muito de dar isso à minha "seafam". Eu quero muito que eles trabalhem, que estudem muito na escola. Para mim é muito importante porque só assim é que uma pessoa consegue aquilo que quer.
Atento ao crescente aumento do número de youtubers em Portugal, o SAPO Lifestyle deu a Carolina, de 10 anos, uma oportunidade incrível: ser nossa repórter por um dia e poder entrevistar alguém que ela admira muito.

Carolina: Quando eras criança, o que sonhavas ser?
Sea3P0: Ui, queria ser tudo! Queria ser uma astronauta, queria ter uma banda, queria ser médica, uma bombeira voluntária… queria ser… um unicórnio.
C: Porque é que gostas tanto de unicórnios?
S: Gosto deles por serem mágicos, coloridos e são supostamente criaturas místicas, que não existem. Acho bonita a ideia de uma coisa ser fantasia.
C: Qual a mensagem que queres passar com este livro?
S: Eu quero passar a mensagem que não há nada errado em ser diferente e que nós todos temos uma magia dentro de nós e que temos de a encontrar. Independentemente das outras pessoas verem essa magia ou não, ela de facto existe.
Às vezes as pessoas podem ser um bocadinho más, mas nós conseguimos superar isso com a ajuda dos nossos pais e dos nossos amigos.
C: Estás a pensar escrever mais livros?
S: Será? (Risos) Não sei, mistério!
C: Achas que vais conseguir fazer vídeos e escrever livros ao mesmo tempo?
S: Claro que sim, porque não?
C: Gostavas que o teu livro se transformasse numa série de desenhos animados?
S: My God! Esse era o meu maior sonho de todos os tempos. Ter um desenho animado do "Bola de Neve Magistral" (personagem principal do livro) seria espetacular.
A história do livro
Na quinta Estrela Maravilha viviam a Regina, a Inny, a Patty e o Gary, os cavalos que todos os animais da quinta invejavam. Tinham crinas luxuriantes, pelo sedoso, os melhores cascos do mundo e, claro, não tinham paciência para losers.
Certo dia, no cume do magnífico Monte Fuji apareceu um arco-íris de todas as cores, e com ele um animal estranho… seria um cavalo gordinho, uma vaca branca? Não, era um lindo unicórnio, o Bola de Neve Magistral, mas que tinha o seu corno partido… Os cavalos não perderam tempo e fizeram-lhe a vida negra: gozaram com ele e humilharam-no…
Com a ajuda do seu amigo porco Xuxa, da senhora Borboto e da youtuber Sea3P0, o Bola de Neve Magistral vai descobrir que o mais importante é acreditarmos em nós.
Comentários