O Programa de bolsas beNOVA é uma iniciativa pioneira da Universidade Nova que visa garantir a continuação de estudos de alunos com dificuldades financeiras.
O desafio foi originalmente lançado à faculdade por três antigos alunos de uma das primeiras licenciaturas em Economia (1980) da Universidade Nova de Lisboa. Para Virgínia Lopes, Eduardo Marques Ferreira e José Portela, o que estava em causa era claro: evitar que a atual conjuntura económica se refletisse no abandono dos cursos por alunos com dificuldades financeiras.
As discussões informais que se seguiram, no entanto, deixaram claro que mais pessoas - entre antigos alunos da mesma faculdade e outros membros da sociedade civil - se queriam unir a este esforço de certificar que o melhor talento tem acesso à melhor educação.
Foi assim que surgiu o Programa de Bolsas beNOVA, que permite a qualquer pessoa, instituição ou empresa contribuir para a educação de um aluno de licenciatura (Economia ou Gestão) na Nova School of Business and Economics. Não existe um máximo nem um mínimo para as contribuições, mas aquelas que igualarem ou excederem o montante da propina anual para um ano ou para a totalidade do curso (3 anos) poderão ter um nome atribuído pelo respetivo benemérito. “É para nós um privilégio podermos apoiar, pela divulgação e dinamização, esta iniciativa de antigos alunos para atuais alunos, que reflete um enorme sentido de serviço à sociedade por parte de todos os que se associam ao projeto.”, afirma o professor José Ferreira Machado, diretor da Nova SBE.
A iniciativa é pioneira em Portugal e embora esteja no início (bolsas disponíveis para 2012/13), prevê a possibilidade de, no futuro, se alargar a outros programas da Nova, “sempre para garantir que não será o fator económico a deixar o talento de fora da melhor educação”.
8 de agosto de 2012
Bolsas apoiam acesso à educação em plena crise
Este artigo tem mais de 12 anos
Antigos alunos da Universidade Nova lançaram o projeto
Comentários