E depois do bebé nascer, é praticamente garantido que irão viver fases de menor harmonia. Apenas cerca de um terço dos casais passam pela transição sem mazelas, afirmam os investigadores da Universidade de Washington, em Seattle. Uma das principais razões para os casais passarem por maus momentos é a mudança de prioridades durante a gravidez e após o nascimento da criança. O seu companheiro poderá estar agora a sentir-se posto de lado e essa situação só vai piorar com a chegada do bebé. "Nalguns casos, podem ser precisos anos para um homem recuperar dos ressentimentos que começou a acumular na gravidez", diz Sheldon Walker, terapeuta familiar e matrimonial em Calgary, no Canadá. "Esses sentimentos podem tornar-se mais intensos no momento em que trazem o bebé para casa." O que pode fazer agora para fortalecer a vossa ligação?

1. Converse muito. "Antes do vosso bebé nascer, falem sobre o papel que gostariam que cada um desempenhasse como pai/mãe", sugere Walker. Vai amamentar? Então se calhar o pai pode tratar de mudar as fraldas a meio da noite? "Pode parecer tolice definir estas funções desde já, especialmente porque as coisas vão decididamente mudar com a chegada do bebé", explica Walker. "Mas o simples facto de conversar sobre as expectativas ajuda a evitar algumas discussões mais tarde."

2. Pergunte ao seu companheiro que lhe conte os sonhos que tem para o bebé. "As mulheres falam geralmente sobre as suas esperanças para os filhos, mas os homens nem sempre falam abertamente sobre isso", diz Walker. Se lhe perguntar o que gostaria para o bebé – se sonha em ver o filho na primeira liga de futebol ou se quer ensinar a filha a tocar guitarra —, estará a ajudá-lo a sentir-se mais essencial em toda esta experiência.

3. "De dois em dois dias, analise o estado de saúde da vossa relação", sugere Walker. Faça perguntas como: sentes-te cansado, excluído, confuso, irritado, contente? "O simples facto de voltar à terra de quando em quando – e, é claro, fazer o possível para ajudar o seu companheiro – pode na verdade ajudar a conservar a relação", explica.

Enquanto alguns casais começam desde logo a constituir família, outros preferem passar bastante tempo sozinhos antes de começarem a ter filhos.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.