Futebol, ballet, natação, música, ginástica, dança, aprender línguas... Há cada vez mais pais a querer ocupar os filhos mas existem regras que ajudam a escolher as opções mais indicadas. Indicamos-lhe cinco!
A boa notícia é que desde muito cedo na vida, os contextos sociais permitem que a criança desenvolva estratégias que aumentam a sua capacidade de controlo emocional, surgindo como alternativas adaptativas à agressão.
A palavra “Paliativos” deriva do latim palliare que significa “cobrir com uma capa”, um sentido figurado que alude à intenção de minimizar os danos decorrentes da patologia e de atenuar o sofrimento vivido.
Uma vez que os tratamentos deixam o sistema imunológico (de defesa) da criança mais fragilizado, enquanto está a ser tratada, e sobretudo durante as sessões de quimioterapia, devem ser evitados determinados comportamentos
Pais e familiares que acompanham uma criança com cancro precisam ter um cuidado redobrado relativamente às condições de higiene pois a doença e os tratamentos realizados fazem com que o sistema imunitário da criança fique debilitado.
As crianças com cancro necessitam de alguns cuidados especiais não só ao nível da alimentação, mas também em relação à higiene (com especial atenção aos dispositivos introduzidos no corpo)
A 5ª edição do Diagnostic and Statistical Manual foi publicado no passado verão de 2013. Elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA), pretende ser um manual diagnóstico e estatístico para determinar diagnósticos de perturbações mentais.