A aplicação chama-se The Infant Cries Translator e foi desenvolvida pela Universidade do Hospital Nacional Yunlin da Tailândia e consegue diferenciar entre quatro tipos de choro.
Através de uma gravação de sons de choro dos bebés, compara-os com uma base de dados alargada, para descobrir porque razão o bebé está a chorar.
Ao longo de dois anos, os investigadores recolheram cerca de 200 mil sons de choro de cerca de 100 bebés recém nascidos, que foram depois colocados numa base de dados online. A análise da frequência de cada choro, individualmente, ajudaram os investigadores a perceber as diferenças entre cada acústica.
Ao fim de 15 segundos, a aplicação mostra uma análise ao choro do bebé identificando a razão pela qual está a chorar. Os investigadores garantem uma precisão de 92% para crianças com menos de duas semanas de idade, ajudando a informar os pais se a criança está com fome, sonolenta, com dores ou se tem a fralda molhada. A aplicação vai sendo menos eficaz à medida que o bebé cresce.
Um dos responsáveis pela aplicação, Chuan-yu diz: "Até ao momento, e de acordo com o feedback dos pais, a precisão da aplicação que testamos chega aos 92% em bebés com menos de duas semanas. Para bebés com menos de um ou dois meses, a precisão pode chegar aos 85%. E para um bebé com 4 meses, pode chegar aos 77%".
Para usar a aplicação, basta fazer download (disponível para IOS e Android), gravar o choro do bebé e passados uns segundos a informação é enviada para o telemóvel do pai e/ou mãe.
A aplicação torna-se numa ferramenta útil, principalmente para os que são pais pela primeira vez.
Comentários