Um dos problemas de saúde mais frequentes na infância, e que pode surgir entre 3 a 7 vezes por ano, são as infeções respiratórias. Para prevenir estas situações, a Bebé Vida, explica a patologia e ainda disponibiliza um conjunto de estratégias de prevenção e tratamento.

A Infeção Respiratória
No momento do nascimento o sistema respiratório do bebé ainda não se encontra completamente desenvolvido, sofrendo alterações de maturidade ao longo do seu desenvolvimento. Os bebés têm tendência a respirar pelo nariz, o que significa que qualquer alteração numa das estruturas vai provocar um aumento do esforço respiratório e da frequência cardíaca, levando a um maior cansaço do bebé, contribuindo para a ocorrência de zonas menos ventiladas nos pulmões, podendo, em consequência, desencadear algumas patologias graves.

Existem factores de risco que potenciam a propagação das infeções respiratórias, como o baixo peso do bebé à nascença, a prematuridade, a ida precoce para os infantários, a exposição tabágica, a ausência de aleitamento materno, entre outros.

Prevenção
Para prevenir esta situação, a Bebé Vida dá alguns conselhos de profissionais na área da fisioterapia, que ensinam um conjunto de técnicas e estratégias específicas, que contribuem para a prevenção de infeções respiratórias:

- Num cenário de Infeção Respiratória é importante humidificar as vias aéreas superiores (nariz), através da aplicação de soro fisiológico;

- Perante sinais de dificuldade respiratória, faça vapores em casa, na sua casa de banho com água quente, numa fase inicial. Por vezes, esta medida preventiva é o suficiente para tornar as secreções mais líquidas, para que sejam expulsas mais facilmente. Associe uma brincadeira, de modo a que faça a criança rir e que a mantenha ativa para conseguir deitar fora as ranhocas (secreções). Caso não melhore, deve contactar o pediatra;

- Dormir na posição inclinada, para favorecer a respiração;

- Controlar a hidratação do seu filho, bem como, ter uma alimentação correta;

- Lavar as mãos com frequência;

- Praticar uma atividade desportiva;

- Usar lenços descartáveis;

- Ter cuidados de limpeza com os brinquedos;

- Ensinar os bebés e crianças a limpar o nariz, de forma diária (higiene nasal).

Sílvia Martins, Administradora da Bebé Vida, afirma que “A chegada de um bebé traz muitas dúvidas e preocupações aos papás, independentemente se é o primeiro ou quarto filho, e é para nós importante e gratificante acompanhar e prestar toda a ajuda necessária ao longo do processo. Estar lado a lado dos pais e conceder todo o tipo de esclarecimentos e apoios que possam evitar o mal-estar do bebé e dos pais, desde o nascimento até fases posteriores de desenvolvimento das crianças, é um grande prazer.”

Nota: Artigo elaborado com o apoio da fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Respiratória, Andreia Solposto da Clínica Fisionasce.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.