Por volta do 3º mês, começam a ser influenciados pela combinação deste ciclo interno e o mundo exterior – as rotinas que cria. Alguns bebés entram, natural e facilmente, nos ritmos dos pais. No entanto, outros bebés têm uma sensibilidade mais irregular e são mais resistentes à sua intervenção.
Pode ajudar a acalmar um bebé irrequieto, criando um horário diário que inclua alimentação, tempo de brincadeira, banho e tempo para compras que seja consistente. Idealmente, tente organizar tudo em função das inclinações naturais do seu bebé. Tente manter um diário para ver se existem determinados momentos do dia em que o bebé tenha um determinado comportamento. Por exemplo, se está irrequieto de tarde, aproveite esse momento para lhe dar mais carinho e ajudá-lo a acalmar antes de começar a birra. Faça equivaler a quantidade e as horas de sesta com os momentos em que o bebé está mais cansado, mas deixe que seja o seu horário, e não o do bebé, a determinar o momento em que as coisas acontecem diariamente. Não tente encaixar o seu momento de compras na hora da sesta ou acabará por minar o horário que está a tentar criar.
Finalmente, deixe-se de ideais de perfeição. Se tiver um bebé que resiste a seguir um horário coordenado, o melhor que pode conseguir é ter mais regularidade em sua casa, em vez de ausência de caos.
Recomendamos que veja também:
O seu bebé tem 3 meses, Segunda semana!
Porque é que ando tão esquecida?
Choro do bebé
Prós e contras de dormir com os pais
O bebé detesta o berço
O que posso fazer se a privação de sono estiver a afectar a nossa relação

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.