"Há 10 anos atrás, subíamos aos melhores palcos de Portugal e do mundo, para homenagear a grande diva portuguesa", começou por dizer Sónia Tavares numa publicação que fez na sua conta do Instagram, este domingo, dia 6 de outubro, referindo-se ao projeto 'Amália Hoje', de Nuno Gonçalves dos The Gift. Um álbum com fados de Amália Rodrigues, lançado em abril de 2009, que juntou as vozes de Fernando Ribeiro, dos Moonspell, Paulo Praça e Sónia Tavares.

Uma publicação que serviu para homenagear Amália Rodrigues, que morreu há precisamente vinte anos, no dia 6 de outubro de 1999.

"Hoje, passados 20, da sua morte, homenageio-a fora das luzes da ribalta, tranquilamente, através do amor e da estima pela maior herança que me deixou. A família", acrescentou a vocalista da banda The Gift, recordando o momento em que a falecida cantora entrou na sua vida.

"A Amália entrou na minha vida em miúda, através das notas de Gershwin e de um suspiro blaze, de tom negro e lânguido, pelo rádio cassete do carro da Natacha Costa Pereira 'Vês? A Amália não é só fado! Brutal, não achas?' Acho. A Amália é tudo... E achei tanto que fiz dela uma companheira de lamentos, mesmo sem nunca a ter visto... Sabia lá eu, que meia vida depois, seria ela a responsável pela maior das minhas alegrias. Casou-me bem casada, é madrinha do meu filho e ajudou-me a traçar a minha história. Devo-lhe muito! Sei bem que todos temos a Amália na voz, mas perdoem-me... porque eu tenho mais que vocês", escreveu.

Leia Também: Amália "continua a ser a voz de Portugal". Morreu há 20 anos