A célebre ‘socialite' inglesa dos anos 30, Unity Mitford, teve um filho do ditador alemão Adolf Hitler - sustenta a descendente de uma enfermeira inglesa que durante a guerra trabalhou como parteira na região de Oxfordshire.

A confirmar-se esta surpreendente revelação, o descendente do mais odiado tirano da História recente poderia ainda estar vivo, com 67 anos, embora não necessariamente consciente da identidade do pai: a criança que Unity teria dado à luz foi entregue para adopção em Inglaterra e o seu rasto perdeu-se.

Unity Mitford foi uma das míticas "Mitford Girls" - cinco raparigas da alta sociedade britânica que deram que falar ao longo do século XX. Estabelecendo residência na Alemanha nos anos 30, Unity tornou-se íntima de Hitler, Himmler, Goebbels e Goering. Hitler dizia que ela era "um exemplar perfeito de feminilidade ariana" e manteve com a ‘socialite' uma relação pública. Segundo Val Hann, sobrinha de uma enfermeira que dirigiu uma maternidade privada na aldeia de Wigginton, no Oxfordshire, Unity Mitford terá aí dado à luz uma criança do sexo masculino, em 1940 - logo depois de a ‘diva' ter abandonado a Alemanha no início da guerra. Val assegura que, quando lhe perguntaram de quem era o filho, Unity respondera: "É de Hitler".

A extraordinária história será revelada na íntegra, no próximo dia 20, na estação televisiva britânica "Channel Four", num documentário da autoria de Martins Bright, editor político da revista ‘New Statesman'.