Uma operação estilo Hollywood, com rua fechada, muitos polícias, uma multidão de jornalistas e fãs, curiosos às janelas - eis o que se viu ontem ao fim da tarde no Pátio das Quirogas, no Parque das Nações, em Lisboa. Tudo por causa de Cristiano Ronaldo, que veio a Portugal inaugurar a loja da irmã Kátia, a CR7 (a segunda depois de uma já aberta na Madeira).

O futebolista causou furor logo à chegada. O jipe que o trazia subiu para cima do passeio e ele saiu do carro entre gritos dos fãs. Posou para os fotógrafos e falou com os jornalistas, não fugindo a nenhuma questão, incluindo Nereida Gallardo e Luciana Abreu.

Aliás, a presença na festa da apresentadora Luciana Abreu deu pano para mangas. Primeiro chegou a sua mãe, Ludovina, e a sua irmã mais nova, Luísa. Mais tarde, já no auge do cocktail de inauguração, surgiu Lucy com um look muito atrevido e sensual.

A mãe de Cristiano Ronaldo, Dolores Aveiro, não poupou elogios à apresentadora da SIC: "É bonita sim senhora. Gosto dela porque é uma pessoa humilde como nós. Ela não se aproveita da fortuna do meu filho como as outras. Mas se a quero como nora, isso já é um problema meu!", disse ela, insinuando que Luciana seria uma boa escolha para o tão disputado posto de noiva de Cristiano.

O craque do Manchester United também começou por falar bem de Luciana, mas sem abrir o jogo: "É uma amiga minha e da minha família. Todos gostamos muito dela", referiu ele. Mas será que ela lhe agrada, como a mãe tanto gostaria? "Isto já não é como antigamente, nos tempos em que se marcavam casamentos sem nem sequer se conhecer a pessoa. Já sou crescidinho e sei decidir as minhas próprias coisas", disse Ronaldo, a rir-se.

Enquanto Ronaldo sugeria que Dona Dolores não tem influência nas suas escolhas amorosas, a senhora fazia um discurso em sentido tendencialmente oposto: "Controlo o meu filho! Como mãe quero o bem dele. Lutei para que ele se tornasse no homem que é hoje. E é claro que preferia uma nora portuguesa, porque não sei falar estrangeiro", afirmou ela.

Luciana Abreu não quis alongar-se muito nas declarações. Apenas referiu que foi ao evento por ser muito amiga da família: "Sou amiga deles há três anos. A família Aveiro tem um grande coração."

O CASO NEREIDA

Na semana passada, a ex-namorada de Ronaldo, Nereida Gallardo, foi a um programa da televisão espanhola falar da relação de seis meses que manteve com o jogador português.

O futebolista fingiu desconhecer o assunto: "Sinceramente, não sei de nada disso". Quando questionado se foi verdade que acabou o romance através de uma mensagem por telemóvel, respondeu com uma pergunta: "Vocês acreditam nisso? Nem vou comentar!..."

Nereida Gallardo afirmou também que o namoro acabou muito por culpa de Dolores, que se mete demais na vida do filho. Ontem a matriarca do clã Aveiro defendeu-se: "Não estou magoada. Ela quis assim e assim teve. Foi ela quem escolheu esse caminho. Nunca a controlei a ela, mas sim ao meu filho! Mas não estou preocupada com o que ela disse, porque há portugueses que falam pior do meu filho. É só verem a Tertúlia (do programa ‘Fátima') ..."

SAUDADES DA SELECÇÃO

Àparte os amores, Ronaldo também falou da sua profissão. Confessou estar "com saudades" da Selecção Nacional, depois de ter ficado de fora dos últimos dois jogos devido a uma lesão.

"Já estava com saudades da Selecção, de estar junto dos meus colegas. Agora, com o Carlos Queiroz, espero que possamos ganhar. Daqui para a frente vai ser cada vez mais complicado, não podemos perder mais jogos como aconteceu no último. Estou com esperança que nos vamos qualificar", afirmou ele.

Depois de ter sido operado ao tornozelo esquerdo, o que o afastou dos relvados nos primeiros jogos da temporada, o avançado do Manchester United disse que está a "evoluir" e elogiou o novo seleccionador nacional:"Conheço bem o Carlos, sou seu fã e gosto da forma como ele trabalha. Tenho esperança que vá fazer um grande trabalho", referiu o jogador.

Sobre o "amigo" Luiz Felipe Scolari, antigo seleccionador de Portugal e agora treinador do adversário Chelsea, Ronaldo diz estar feliz pelo seu sucesso: "É uma pessoa minha amiga e as coisas têm-lhe corrido bem, mas não quero que fique no primeiro lugar muito tempo, pois quero ganhar com o Manchester. E, claro, digo isto com grande amizade", referiu Cristiano, bem-disposto.

Vanessa Amaro (texto)

Bruno Raposo (fotos)