
O último programa do ‘5 Para A Meia Noite’ teve como convidados João Paulo Rodrigues e o escritor angolano, Kalaf Epalanga. Foi ele o autor do livro ‘Também os brancos sabem dançar”, no qual explica como ocorreu o nascimento de danças como o Kuduro e a Kizomba.
Um dos aspetos mais curiosos frisados pela apresentadora Filomena Cautela é o facto de a Kizomba e Cavaco Silva terem algo em comum. Kalaf fez questão de explicar por que isto acontece.
“No final dos anos 1980 e início de 1990 existiam as barracas, aquela coisa horrível e feia. As barracas estavam ali e era preciso acabar com elas e houve uns programas, ideias, pessoas a ‘meterem dinheiro’ e vamos lá construir bairros sociais. Tiraram as pessoas das barracas e colocaram-nas nos bairros sociais, isto na altura do governo de Cavaco Silva”, começa por referir.
“Quando se colocou gente proveniente de várias periferias, nomeadamente, os PALOP, houve esse contacto. As pessoas começaram a dançar, a ouvir essa música e houve a explosão da Kizomba”, conclui.
Veja o vídeo, aqui.
Comentários