Afastada dos ecrãs há cerca de dois anos, Manuela Moura Guedes não acredita num regresso, pelo menos nos tempos mais próximos. Mas, segundo disse a SapoFama, também não sente grandes saudades da TV...

“Não tenho saudades da televisão. Nunca fui muito dependente do ecrã. Sei que tenho características para televisão, mas é uma coisa que me interfere muito no sistema psicossomático e, portanto, não tenho saudades. Às vezes tenho saudades quando estou a ver alguma informação e gostava de estar ali a cobrir ou a entrevistar. Mas é só pontualmente”, confessou a jornalista.

Manuela Moura Guedes também acredita que, pelo menos para já, é muito remota a possibilidade de um dia poder vir a regressar ao activo.

“É complicado voltar à televisão. As televisões são poucas e não parece que alguma me queira. Tenho uma forma de fazer informação que é pouco controlável e, portanto, pouco adaptada à forma como as televisões têm de fazer informação”, concluiu a antiga apresentadora do “Jornal Nacional” da TVI.

Em matéria de trabalho, Manuela tem, atualmente, uma coluna de opinião no “Correio da Manhã” – “fui promovida recentemente, passei para a página 2” - e faz entrevistas pontuais.

Recorde-se que Manuela Moura Guedes está afastada da televisão desde setembro de 2009, data em que a administração da TVI suspendeu o “Jornal Nacional”, uma decisão controversa que a jornalista atribuiu a pressões políticas. Um ano depois, Moura Guedes rescindiu o contrato com a estação de Queluz “por ter deixado de se identificar com o canal”. Mais tarde esteve com um pé na SIC, mas o programa que lhe estava mais ou menos prometido nunca chegou a ir para o ar.

(Texto: Inês Costa/SapoFama)