A jornalista da TVI Manuela Moura Guedes cansou-se do mediatismo em torno da sua figura. A pivô do "Jornal Nacional" das sextas-feiras enviou um comunicado aos meios de comunicação, proibindo que falem da sua vida privada ou que publiquem qualquer tipo de fotografia em que apareçam membros da sua família.

No comunicado pode ler-se que Manuela não autoriza a divulgação de fotos ou notícias que não estejam estritamente ligadas à sua vida profissional.

Ela justifica assim o seu receio: "Tendo verificado a presença de fotógrafos junto à minha casa e tendo, inclusivamente, sido informada pelos meus filhos, menores, de que lhes foram tiradas fotografias, venho comunicar que proíbo a publicação de fotografias ou factos que tenham a ver com a minha vida privada", explica ela no documento, acrescentando que a proibição não se limita apenas a ela, mas abrange "obviamente todos os membros da minha família".

A subdirectora de informação da TVI alerta que quem não respeitar este desejo de privacidade sofrerá pesadas consequências: "Será objecto do respectivo procedimento judicial para a responsabilização penal e civil".

Manuela Moura Guedes, de 52 anos, é casada com o director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, com quem tem dois filhos, José Maria e Madalena, ainda adolescentes. De uma relação anterior, a jornalista tem ainda um filho de 23 anos.