A paixão de Manuel Luís Goucha por animais é já conhecida pelo público. E segundo o próprio revela no seu blogue, a sua família aumentou com a chegada de mais um membro: Inácia.

"Apresento-vos a Inácia, uma gata sem pêlo, e desde ontem a nova habitante cá de casa. Há muito que queria uma gata Sphynx, mesmo sem conhecer as características da raça. Era mais pela sua nudez, pelas orelhas grandes e pela tão peculiar expressão que a torna como os demais da sua estirpe, gatos atípicos, amados ou detestados, mas que não deixam quem quer que seja indiferente. Eu gosto, mas já se sabe da minha queda para o que é diferente!", afirmou.

Entretanto adianta algumas características sobre a personalidade e o comportamento desta raça.

"Diz quem sabe do assunto que são gatos de colo, a exigir mimo e tempo, e não do género de se enroscarem nas nossas pernas à hora da refeição, para, de barriga cheia, logo nos ignorarem inexoravelmente. Daqueles que aparecem mal se mete a chave à porta, reclamando atenção e brincadeira, coisa nova para mim, convenhamos, que já tinha uma gata sim, a Faneca, mas que não dá por nada, surda que é. Curiosos sê-lo-ão, mas penso que essa é daquelas características comuns a quase todas as raças, agora, posso é desde já afiançar que têm razão quantos dizem serem extremamente sociáveis. Não foram necessárias muitas horas para que a Inácia desse conta da casa, dos sítios que lhe estão acessíveis, e sobretudo dos outros animais que andam por perto. Chama-se a isto capacidade de adaptação, se bem que não haja ainda uma relação entre as duas, que a Faneca achou por melhor, para já, meter-se na gaveta da cómoda", acrescentou.

"De cabeça média e angulosa, orelhas mais do que a conta e pontiagudas, nariz longo, sem bigodes e olhos afastados mais parece um extra-terrestre, dir-me-á, mas já estou rendido à sua singularidade, elegância e ao toque suave da sua pele. Agora é só descobri-la! E eu que não gostava de gatos!

Está a apresentada a Inácia, a minha gata nudista!", terminou.

Veja as fotos da nova habitante.