No ano passado, José Carlos Malato assumiu-se como um grande fã de Tony Carreira. Desde então, criou amizade com o cantor e, sempre que pode, está na primeira fila dos seus concertos.

Esses laços apertaram-se tanto nos últimos meses que Tony Carreira convidou o apresentador de "Sexta à Noite" para discursar durante a sessão de lançamento da biografia "Tony Carreira - A vida que eu escolhi", na terça-feira, em Lisboa.

Malato levou o convite mesmo a sério e passou cerca de dez minutos a elogiar Tony Carreira como cantor e como pessoa: "Vivemos num mundo de aparências. As pessoas constroem imagens e escondem aquilo que realmente são atrás delas. O Tony é uma excepção", garantiu Malato, iniciando o discurso.

O apresentador disse admirar o cantor por ser uma pessoa "sem medo de assumir o seu passado e contar as suas angústias, tristezas e alegrias sem pôr limites." Sublinhou ainda: "Poucos famosos teriam a coragem do Tony para não maquilhar a sua verdadeira vida. A sua humildade distingue os grandes dos outros. O reconhecimento do público pelo seu trabalho mostra que o Tony é muito grande!"

Tony Carreira mostrou-se comovido com o discurso. Afirmou não ter tanto jeito para falar em público e foi breve no agradecimento: "Grande parte da minha vida foi vivida fora de Portugal. Foram os portugueses que me fizeram o que sou hoje e que me fizeram voltar em definitivo para o meu país. Muito obrigado!"