Preocupados com a extrema magreza de Letizia, os confeiteiros de uma aldeia próxima de Córdova decidiram confeccionar uma imagem da Princesa das Astúrias - em chocolate! A peça, uma autêntica escultura, tem a altura de Letizia mas pesa uns avantajados 320 quilogramas.

A imagem da Princesa é da autoria dos confeiteiros da empresa Galleros Artesanos, da localidade de Rute, e já foi visitada por mais de 20 mil pessoas. Sobre a escultura de chocolate, "Letizia" enverga um vestido vermelho igual ao que a verdadeira Princesa usou recentemente na cerimónia de casamento dos Príncipes da Dinamarca.   

 

Dois mestres-pasteleiros trabalharam na peça durante três meses, cabendo ao escultor Ramón Garrido dar os últimos toques nos contornos. O público que já a viu, no Museu do Chocolate, em Madrid, é unânime em afirmar que a cara de Letizia está fielmente reproduzida.

Esculpida numa massa com 65 por cento de cacau e conservada a uma temperatura de 22 graus, a estátua estará em exibição até 24 de Dezembro. Depois, permanecerá na sede da empresa, cujo gerente explicou com humor que "não é permitido comer uma Princesa".  

A Casa Real não comentou a iniciativa dos pasteleiros de Rute, que surge num momento em que os espanhóis se preocupam pela magreza anoréctica da Princesa Letizia. A generalidade dos visitantes considerou a escultura em chocolate uma graça inocente, destinada a incentivar o apetite da mulher do Herdeiro.

O Museu do Chocolate exibe ainda, entre muitas outras peças originais, um presépio em chocolate com 70 metros quadrados e 1.600 quilos.