
O tema da edição de novembro da revista digital de Júlia Pinheiro, Júlia De Bem Com a Vida, é o silêncio. Por isso, a apresentadora da SIC pediu a Jorge Gabriel “que revelasse alguns dos momentos da sua vida em que optou por falar e por ficar calado”.
O apresentador da RTP não hesitou em partilhar o seu testemunho, acabando por confessar que já recebeu “uma ameaça de despedimento”.
“Na minha caminhada profissional, foram muitas as ‘manadas de elefantes’ que tive de engolir para não me prejudicar, apesar de estar confiante na minha razão. Noutras ocasiões, as injustiças eram insuportáveis e não me contive”, começou por dizer Jorge Gabriel, contando logo de seguida um caso que viveu em 2012.
“A mais recente ocorreu quando quem dirigia a RTP decidiu deslocar a 'Praça da Alegria' dos estúdios do Porto para Lisboa. A inconsistência da argumentação utilizada levou-me a tornar pública a minha oposição, nunca faltando ao respeito à entidade empregadora, mas apenas usando uma das conquistas de Abril de 1974: a liberdade de expressão. Tal decisão levou a que fosse chamado à administração da empresa recebendo uma ameaça de despedimento por insubordinação. O silêncio, ou a falta dele, tem os seus custos”, rematou.
Comentários