Um bonequinho de Cristiano Ronaldo vai enriquecer este Natal o presépio de milhares de espanhóis, sobretudo nas regiões da Catalunha e Valência. Trata-se do tradicional "caganer" (cagador em português), que representa uma pessoa, de calcinhas em baixo, a fazer as suas necessidades.

O futebolista português faz parte do grupo de uma trintena de novas figuras públicas que este ano foram escolhidas pela família de artesãos Alós-Pla, da zona de Girona, para a colecção de "caganers" agora posta á venda.

Entre os estreantes estão personalidades como a rainha Isabel II, de Inglaterra, e Fidel Castro, futebolistas como Iniesta e Ibrahimovic, treinadores como Pepe Guardiola, do Barcelona, e Maradona, da Argentina, e até personagens do mundo infantil e da animação, como a Hello Kitty e o Homer Simpsom. Juntam-se a outras figuras de dimensão planetária, como o Papa e Barack Obama, que foram lançadas em edições anteriores.

As famílias espanholas que seguem a tradição acreditam que um "caganer" no presépio traz imensa sorte. No século XVII eram mesmo figuras obrigatórias, porque se acreditava que o seu uso abonava a terra do presépio para o ano seguinte e contribuía para o bem-estar do corpo e da alma.

Cada um destes bonequinhos, que são feitos à mão, custa um mínimo de 15 euros.