O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, de 78 anos, vai ter de pagar uma pensão de 1 milhão e 400 mil euros por mês à sua ex-mulher Veronica Lario, de 58, segundo decidiram ontem os juízes do tribunal de Monza.

A sentença encerra de forma definitiva um processo de divórcio que se arrastava há quase seis anos por falta de acordo sobre as questões financeiras.

Uma primeira decisão judicial tinha fixado em 3 milhões de euros mensais a compensação que Berlusconi deveria pagar a Veronica, mas “Il Cavaliere” recorreu e conseguiu agora baixar significativamente essa verba para os tais 1,4 milhões.

Este mediático processo remonta a maio de 2009, quando Veronica Lario pediu o divórcio na sequência da publicação de uma série de fotos ilustrativas das escandalosas festas “bunga bunga” que Berlusconi promovia numa das suas mansões com várias jovens.

O casamento de Berlusconi e Veronica durou 19 anos. Tiveram três filhos, que se vieram juntar a outros dois, fruto do primeiro matrimónio do político italiano com Carla dall’Oglio.