David Chase, autor da série televisiva ‘Os Sopranos', ganhou o processo movido por um antigo colaborador que o acusava de "roubo de ideia". Robert Baer, que em tempos mostrou a Chase alguns dos antros da ‘mafia' em New Jersey, pretendia ter-lhe dado "a inspiração" para a série e reclamava, por isso, a sua parte nos lucros.
O Tribunal de New Jersey não deu razão ao antigo colaborador. O júri apurou que, em 1995, Baer proporcionou a Chase uma visita guiada por alguns dos locais mais frequentados pela ‘mafia' de New Jersey, chegando a apresentar-lhe algumas pessoas, como um empregado de mesa que teria servido para compor a personagem de Tony Soprano.
Mas não ficou provado que essa tenha sido a verdadeira inspiração de David Chase, que conhecia já o bas-fond mafioso. O antigo colaborador anda desde 2002 a tentar que um tribunal lhe reconheça a "co-autoria" da série, mas tem perdido todos os recursos.
A decisão do Tribunal de New Jersey é final. Ao conhecer a sentença, David Chase comentou, aliviado: "É como ter uma mosca durante anos a zumbir na casa de banho e, finalmente, poder esborrachá-la com o mata-moscas"...
Comentários