Depois de representar Portugal no concurso Miss Mundo, que decorreu na África do Sul, Andreia Rodrigues está empenhada em recuperar a tradição do concurso de beleza: "Vamos fazer um conjunto de ‘castings' abertos ao público, no Continente e nas Ilhas, para que toda a gente tenha oportunidade de concorrer".

A organização do Concurso Miss Portugal, a que a modelo dá a cara, prevê ‘castings' num número de localidades ainda não definido, mas que cobrirá o território nacional. "Iremos a cada uma das localidades orientar directamente o ‘casting'", disse Andreia. "Esta foi uma das condições que pus, porque quero mostrar o nosso País".

Apesar de o projecto ainda não estar definitivamente delineado, Andreia adiantou esperar que a final possa ter lugar durante um grande espectáculo, em Julho, na linha do Estoril.

Segundo a modelo, tudo está a ser pensado ao pormenor: "Quero fazer alguma coisa que marque a diferença. Apesar de sermos pequenos em tamanho, somos grandes naquilo que fazemos. Temos o exemplo do Euro 2004, que prova que temos essa capacidade".

A ambição da organização do concurso vai mais além: "Vejo o Miss Portugal como uma forma de promover o que temos de bom. Trazer a grande final do Miss Mundo a Portugal é o grande objectivo".

Andreia garante que um evento do género seria muito benéfico para o País: "Na África do Sul percebi a importância de um evento como este, a nível económico".

Joana de Sousa Costa (texto)

Bruno Raposo (foto)